O primeiro voo de teste do eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) da América Latina está programado para acontecer em Curitiba entre os dias 22 e 24 de março, segundo a prefeitura da capital paranaense.
Está previsto um teste não tripulado com a aeronave da empresa chinesa EHang durante a Smart City Curitiba Expo. A AT Global, que representa os fabricantes no Brasil, apresentou a proposta ao prefeito de Curitiba, Rafael Greco (PSD), na última quinta-feira (19).
“Conhecemos o eVTOL e como uma cidade inovadora, autorizamos os estudos para que esse tipo de veículo desbrave os céus de Curitiba”, disse Greca, que recebeu uma réplica em miniatura do EH216 AAV.
A aeronave precisará de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar voos tripulados.
“Queremos mostrar a todo o Brasil e América Latina que estamos diante de algo que tem o potencial de mudar a forma como vemos a mobilidade aérea urbana. É uma tecnologia totalmente segura, já testada em milhares de voos ao redor do mundo”, afirma Alexandre Daltro, CEO da AT Global.
O eVTOL é um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) é uma aeronave que se assemelha a um helicóptero, mas faz menos barulho e usa mais hélices para voar.
Gol e Azul têm acordos para adquirir seus primeiros eVTOLs a partir de 2025, que serão produzidos por empresas europeias. A Embraer, por meio de sua subsidiária Eve, promete entregar sua versão do avião aos clientes a partir de 2026.