Golpes, infelizmente, são muito comuns na compra de veículos online. Entretanto, não se preocupe, pois, a seguir, irá como evitar sofrer um golpe ao adquirir um carro usado.
Como é o golpe da compra de veículo?
Os criminosos são muito criativos em suas estratégias para enganar e fingirem serem vendedores honestos.
Um golpe comum é vender um carro roubado. Recentemente, a Polícia Civil até desmantelou uma dessas quadrilhas, a qual já havia vendido mais de 100 carros roubados.
Neste tipo de golpe, os criminosos apresentam documentos falsos, ganhando, desse modo, a confiança das vítimas. Documentos falsos para carros clonados também são usados, nos quais apareciam os números de chassis e placas dos veículos.
Como saber se a venda de um carro é golpe?
A coisa a se olhar para que você não caia em golpes é não aceitar documentos feitos antes do ato da compra do automóvel. Então, obrigue o vendedor a fazer um laudo novo, com o comprador estando presente, supervisionando a ação. Se o vendedor não fizer isso, é um indício de que o documento é frio.
Outra dica é ir ao cartório junto com o vendedor para reconhecer firma, para confirmar a assinatura, com o pagamento sendo feito somente depois disso.
Não transferir valores para conta de terceiros também é um cuidado nada dispensável para evitar os golpes.
Um tema que caracteriza esses golpes é o gatilho de urgência, ou seja, uma oportunidade incrível para fechar um negócio em um curto período de tempo. Logo, quando encontrar uma oferta muito vantajosa, desconfie.
Evitar compras somente online também é uma boa dica, pois, como se tratam de valores muito altos, o risco também é grande. O ideal é encontrar com o vendedor cara a cara e conferir todos os documentos e história.