Seu carro não tem andado direito ultimamente. Você leva ao seu técnico de confiança e ele diz aquelas palavras que ninguém quer ouvir: “a junta do cabeçote queimou”.
Sua mente começa a girar conforme os cifrões começam a se acumular. Você sabe que é um reparo caro e trabalhoso, mas você se pergunta o que exatamente é uma junta do cabeçote, o que faz com que ela queime e quais são os sinais de uma junta queimada. Leia as respostas para todas as suas perguntas.
O que faz uma junta de cabeçote?
O motor do seu carro é dividido em duas partes, o bloco de cilindros onde residem os pistões e os cilindros e o cabeçote onde estão localizadas as válvulas, velas de ignição e eixo(s) de comando de válvulas. Acolchoada entre essas duas peças maciças do motor está a junta do cabeçote.
Uma das juntas mais críticas do seu motor, a junta do cabeçote é projetada para vedar a pressão de disparo dos cilindros e evitar que o líquido refrigerante e o óleo do motor vazem para dentro dos cilindros e para fora. A junta deve suportar as tensões das duas superfícies expandindo, encolhendo, empenando e esfregando enquanto veda a pressão do cilindro, refrigerante e óleo do motor passando pelas portas de fundição.
Causas de uma junta do cabeçote queimada?
O motor do seu carro opera em condições extremas de calor intenso. Se esse calor se tornar mais do que o normal, o motor pode superaquecer, causando uma junta do cabeçote queimada.
O calor extra resulta na expansão excessiva do cabeçote e do bloco do motor, o que resulta em falha na junta do cabeçote. A detonação é outra causa de falha porque danifica as armaduras ou anéis de fogo, permitindo que a pressão do cilindro vaze pelas armaduras.
Sintomas de uma junta do cabeçote ruim
Como a junta do cabeçote veda as passagens do refrigerante, uma junta estourada permitirá que o refrigerante entre nos cilindros. O líquido refrigerante nos cilindros causará:
- fumaça branca saindo do escapamento;
- borbulhas no radiador e no reservatório de refrigeração;
- perda inexplicável de refrigerantes sem vazamentos;
- coloração branca leitosa no óleo;
- superaquecimento do motor.
Como a junta do cabeçote também veda o líquido refrigerante e o óleo, você pode ver manchas de óleo e líquido refrigerante escorrendo da junta.
Você também pode notar uma perda de potência do motor devido à menor compressão do cilindro se ela vazar para os cilindros adjacentes.
Se sentir algum destes sintomas, o sistema de arrefecimento pode estar pressurizado, desligue o motor e não tente liberar a pressão. Faça com que seu veículo seja examinado por um técnico profissional e sempre use juntas de reposição que atendam ou excedam as especificações originais do fabricante.
Como posso evitar?
A melhor maneira de prevenir a falha da junta do cabeçote do seu carro é manter o líquido de arrefecimento do motor no nível adequado com a mistura correta de acordo com a recomendação do fabricante.
Se você tiver vazamentos de refrigerante no chão ou no chão da garagem, verifique. Além disso, crie o hábito de ficar de olho no medidor de temperatura; se você perceber que está esquentando, mande-o verificar imediatamente por seu técnico profissional.