Como prevenir o roubo de carros: 5 dicas que todo motorista deve saber

Por marketing em

De 2019 e 2021 o Brasil teve ao menos 1.032.731 veículos levados por criminosos e os eventos envolvendo roubo e furto de veículos cresceram 15,89%, no primeiro semestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.

Toda aquela grande tecnologia em nossos veículos que nos permite entrar e ligar convenientemente nossos carros sem uma chave tradicional também é a culpada.

A maioria dos veículos novos abandonou as chaves físicas por chaves digitais, seja um chaveiro, cartão ou smartphone. Ladrões astutos descobriram como contornar os sistemas de segurança de carros modernos e explorar sua tecnologia avançada.

Onde vão parar os veículos roubados?

Quando um veículo é roubado, ele pode parar em vários lugares diferentes. Aqui estão as coisas mais comuns que acontecem com um veículo roubado:

  • é desmontado para peças sob demanda, como conversores catalíticos, airbags, pneus e aros;
  • o veículo é usado para cometer outro crime;
  • acaba em um contêiner de transporte com destino ao exterior e depois é revendido;
  • ele é vendido em um leilão de automóveis para um comprador desavisado;
  • o veículo é usado para passeio e depois abandonado;
  • acaba em um lote de carros usados.

1# Tranque, feche as janelas e pegue a chave

Aparentemente, todas as notícias locais sobre um aumento nos roubos de carros têm o mesmo comentário de um policial que é mais ou menos assim: “Por favor, deixe-me lembrar aos motoristas que eles precisam sempre trancar seus veículos e levar suas chaves com eles”.

A maneira mais fácil de evitar o roubo de carros é nunca deixar as portas do veículo destrancadas e as chaves dentro se você não estiver por perto.

Qual é a primeira coisa que um ladrão que examina um veículo desacompanhado verificará? As portas, naturalmente. Um carro desacompanhado que é destrancado com a chave ou chaveiro à vista de todos está basicamente servindo o veículo a um ladrão em uma bandeja de prata.

Mesmo que esteja calor lá fora e você queira manter a temperatura interna do veículo confortável em um dia quente, não deixe os vidros abertos se estiver longe do carro, mesmo que por alguns minutos. Uma janela de carro que está aberta apenas uma polegada é tudo que um ladrão habilidoso precisa para entrar nela.

2# Não deixe um carro funcionando sem vigilância

A única coisa mais atraente para um ladrão do que um carro destrancado e destrancado com a chave dentro é um carro destrancado e sem vigilância que está funcionando.

Deixar um carro ligado e sem vigilância acontece com mais frequência quando um motorista deseja esfriar ou aquecer o veículo por alguns minutos em casa ou no trabalho. Às vezes, um veículo é iniciado manualmente e, às vezes, o veículo possui um sistema de partida remota. Seja muito seletivo ao usar uma partida remota e use-a apenas quando puder manter seu veículo à vista.

De qualquer forma, um veículo em uma garagem anexa não deve ser deixado parado por muito tempo. Se um espaço aquecido ao lado da garagem não for adequadamente vedado, o monóxido de carbono de um carro parado pode entrar na casa.

Todos nós sabemos que a marcha lenta é ruim para o meio ambiente e também desperdiça gás. Sacrifique um pouco de conforto ao dirigir seu carro ou caminhão apenas quando estiver sentado no banco do motorista.

3# Não deixe as portas da garagem abertas

Por mais que uma garagem reformada e arrumada com recursos atraentes, como um revestimento de piso elegante, seja algo que você deseja exibir sempre que possível, tente não deixar as portas da garagem abertas por mais tempo do que o necessário.

Caso contrário, você pode estar fazendo seus veículos e outros itens em sua garagem causarem inveja a um ladrão.

4# Proteja seus chaveiros e abridor de porta de garagem

Todos nós temos o hábito de deixar as chaves do carro e os chaveiros perto da porta em que entramos ao chegar em casa. Pode ser a porta da frente ou pode ser uma porta de acesso que abre da garagem para a casa, que é o que muitos proprietários usam hoje em dia.

Os ladrões descobriram como interceptar o sinal de rádio de curto alcance que permite que um chaveiro, smartphone e cartão RFID (tecnologia de identificação por radiofrequência) se comuniquem.

Se a chave de acesso digital do seu veículo estiver próxima a paredes, portas externas ou janelas de sua casa, os ladrões que usam transmissores sem fio podem sequestrar o sinal para obter acesso ao seu veículo.

Para combater o roubo de revezamento, como é conhecido, faça uma bolsa de Faraday ou uma caixa para seus chaveiros  em vez de pendurá-los em um porta-chaves ou deixá-los em uma superfície plana perto de uma porta. Uma bolsa de Faraday é projetada para bloquear sinais eletromagnéticos, o que elimina o risco de roubo do relé.

Outra maneira de evitar o roubo de carros é não deixar as chaves e os chaveiros do carro sozinhos quando estiver em uma academia, piscina, spa ou na praia. Um armário em um espaço público pode ser facilmente arrombado. Para atividades que envolvam estar na água, compre um porta-chaves à prova d’água que você pode prender na cintura ou no braço.

Um controle remoto de abertura de porta de garagem é essencialmente uma chave para sua casa. Trate os controles remotos de porta que sua família usa da mesma forma que faria com uma chave de casa ou carro.

5# Use um sistema anti-roubo de carro confiável

Quase todos os veículos novos vêm com um sistema antifurto que aciona a buzina e pisca as luzes do carro quando um arrombamento é detectado.

Os sistemas imobilizadores de ignição são outra tecnologia de segurança eletrônica projetada para impedir que um veículo seja ligado diretamente. Essa tecnologia existe há cerca de 20 anos e requer um código ou sinal enviado de um chip transponder no chaveiro para corresponder ao código do sistema imobilizador. Se o código ou sinal não corresponder, o veículo não dará partida. Se seu carro não tem esse recurso, vale a pena ter um instalado.

Sem surpresa, os ladrões de carros encontraram maneiras de tirar proveito da tecnologia. Ignição de botão são bastante comuns em carros novos, o que os torna um alvo maior para roubo. Um ladrão só precisa comprar um programador de chave (que está prontamente disponível online) e conectar o dispositivo na porta de diagnóstico a bordo de um veículo para contornar o sistema de ignição.

Alguns modelos de carros são mais fáceis de hackear do que outros, por isso é uma boa ideia verificar a segurança dos sistemas antifurto de seus veículos. Se o seu veículo estiver em maior risco de roubo, considere instalar um sistema de segurança automotivo confiável e mais seguro.




0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x