As suspensões eletrônicas são os sistemas de suspensão mais avançados disponíveis. Em termos mais simples, as suspensões eletrônicas ajustam a sensação da suspensão e a altura do veículo para atender às mudanças nas condições da estrada com facilidade. Mas como exatamente eles funcionam?
Leia mais para descobrir!
Noções básicas de suspensões eletrônicas
A suspensão eletrônica é essencialmente um sistema controlado por computador que pode ajustar as características de direção e o desempenho do seu veículo.
Ao contrário das suspensões a ar, uma suspensão eletrônica modifica os amortecedores eletronicamente para garantir um passeio suave.
Algumas suspensões eletrônicas também são projetadas para se adaptarem automaticamente às mudanças nas condições da estrada para melhorar a dirigibilidade em todos os tipos de terreno.
Como funcionam as suspensões eletrônicas?
Existem dois tipos de suspensões eletrônicas: adaptativas e ativas. Cada uma funciona de maneira diferente para melhorar o desempenho.
Suspensões eletrônicas adaptativas
Uma suspensão eletrônica adaptativa é responsável por controlar os amortecedores e seu desempenho de amortecimento.
Simplificando, ela ajusta os amortecedores conforme necessário para fornecer uma experiência de direção suave.
As suspensões adaptativas podem ajustar os choques usando um solenóide e uma válvula que são colocados no suporte. O solenóide se conecta a um computador no sistema e monitora as condições da estrada.
Quando a rigidez e o desempenho geral da suspensão precisam ser ajustados, o solenóide comunica essas informações ao sistema. Em seguida, ele ativará as válvulas para abrir e fechar conforme necessário para regular a quantidade de fluido hidráulico que entra nos choques.
Uma suspensão adaptativa também pode usar um amortecedor magnético ou um amortecedor preenchido com fluido que contém partículas de metal. Um eletroímã controla esses pequenos pedaços de metal para ajustar a pressão e a rigidez de cada amortecedor.
Suspensões eletrônicas ativas
Uma suspensão eletrônica ativa altera a altura do veículo para melhorar o desempenho e as capacidades de reboque. Este tipo de suspensão eletrônica usa sistemas hidráulicos ou eletroímãs para operar.
As suspensões ativas que se ajustam hidraulicamente usam sensores para monitorar o movimento do veículo e a altura do percurso.
Quando o desempenho ou a altura do percurso precisam ser regulados, o sistema aciona uma bomba hidráulica que pressuriza o líquido nos choques. Isso configura a rigidez da suspensão, bem como a altura do veículo, de acordo com suas preferências específicas.
As suspensões ativas controladas eletromagneticamente funcionam de maneira semelhante aos sistemas controlados hidraulicamente. A única diferença é que esses sistemas usam motores eletromagnéticos em vez de bombas para ajustar a altura do carro.
Este tipo de suspensão eletrônica ativa é conhecido por responder mais rápido e usar menos potência do que a hidráulica.
Que tipo de suspensão eletrônica é ideal para você?
Ambos os tipos de suspensões eletrônicas podem melhorar o desempenho, mas de maneiras diferentes. Se você está procurando algo para melhorar sua experiência de direção durante seus deslocamentos, considere uma suspensão eletrônica adaptável.
Sua capacidade de monitorar a estrada e ajustar automaticamente a rigidez dos amortecedores permitirá que você experimente um percurso suave na maioria das condições de estrada.
Aqueles que procuram ajustar a altura do veículo para fins de reboque ou desempenho devem considerar a instalação de um kit de suspensão eletrônica ativa. Isso permite que você levante ou abaixe o veículo, o ajudará a rebocar mais e a garantir uma condução suave.
Mas, independentemente do tipo de suspensão eletrônica que você escolher, com certeza obterá um ótimo desempenho.