Como proteger sua oficina mecânica da inadimplência? É uma missão que dá medo em muitos donos de mecânica, pois desde que existe comércio e prestação de serviços
Mas o que é a inadimplência? Segundo o dicionário, ela é descrita como a falta de cumprimento de uma obrigação.
No dia a dia da oficina mecânica, assim como outros comércios, há a necessidade de haver confiança entre comprador e vendedor. Contudo, algumas vezes a inadimplência acontece. Então, o que fazer nessas situações?
Como evitar a inadimplência?
Quando se trata de ser pago pelo seu trabalho, aquele velho ditado: “Espere o melhor, mas prepare-se para o pior” é um bom conselho. Ter sistemas de cobrança em funcionamento antes de começar a trabalhar e implantá-los quando for a hora de coletar pode ajudá-lo a receber o dinheiro que lhe é devido.
Defina expectativas claras desde o início
Estabeleça as bases para ser pago quando você e seu cliente concordarem com a tarefa. Discuta suas taxas, procedimentos de faturamento e datas de vencimento de pagamento antes de iniciar o trabalho e documente seu contrato usando um contrato de serviço por escrito .
Escolha um cronograma de pagamento
Defina um cronograma de pagamento de acordo com a atribuição. Se você concordou em ser pago após a conclusão da tarefa, defina uma data de vencimento, como 30 dias a partir da data da fatura.
Considere exigir um depósito ou pagamento parcial no início do trabalho quando estiver trabalhando com um novo cliente. Quando o trabalho levará meses ou mais para ser concluído, um cronograma de pagamento mensal evitará que o saldo devedor se torne muito grande e o ajudará a gerenciar seu fluxo de caixa com mais eficiência.
Não deixe as faturas se acumularem
Envie faturas prontamente de acordo com o cronograma de pagamento que você organizou. Use bons procedimentos de faturamento que indiquem claramente as datas de vencimento dos pagamentos.
Considere incluir taxas atrasadas em seu contrato de serviço para que os clientes saibam antecipadamente que você espera ser pago em tempo hábil.
Como lidar com a inadimplência?
Se você não for pago prontamente, não conclua logo de cara que seu cliente está deliberadamente tentando evitar pagar você. As faturas não são pagas por vários motivos. Eles podem se perder em um mar de e-mails ou ser perdidos.
A pessoa encarregada de pagar sua fatura pode estar de férias ou tentando conciliar muitas outras responsabilidades. Empresas com problemas de fluxo de caixa podem deixar sua fatura de lado, esperando que os fundos sejam liberados. Uma boa regra geral é começar com um lembrete gentil e tornar suas solicitações cada vez mais fortes, se necessário. Aqui estão alguns passos que você deve seguir:
Envie um lembrete por escrito imediatamente quando você não receber o pagamento na data de vencimento. Reenvie a fatura com uma mensagem de que você não recebeu o pagamento. Você pode marcar a fatura como “vencida” ou usar uma mensagem como “Esqueceu? Seu pagamento vence agora”.
Você não tem a obrigação de dar tempo adicional ao seu cliente, mas se estiver lidando com uma grande empresa que precisa de mais tempo para processar os pagamentos, defina uma data de vencimento dentro de uma ou duas semanas. Se você não for pago dentro do prazo definido, é hora de passar para a etapa dois.
Além disso, envie uma carta de cobrança de dívidas. Uma carta de cobrança de dívidas é mais formal do que um lembrete. Inclui a data de vencimento do pagamento; fornece um prazo para o envio do pagamento, normalmente duas semanas; os métodos de pagamento que você aceita; e uma declaração sobre a ação que você tomará se não receber o pagamento.