4 coisas que você pode fazer para deixar seu carro mais seguro para dirigir em tempo ruim

dirigir-tempo-ruim
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

4 coisas que você pode fazer para deixar seu carro mais seguro para dirigir em tempo ruim

Você passou a maior parte do fim de semana no sofá e evitando o mau tempo, mas seu empregador espera que você apareça para trabalhar na segunda-feira de manhã, mesmo quando a previsão é de tempestade.

Quando o tempo fica ruim, a última coisa que você quer é entrar no carro e viajar, mas ficar em casa nem sempre é uma opção. No entanto, dirigir em tempo ruim pode ser assustador. Não só você tem que enfrentar a dificuldade de navegar em condições de baixa visibilidade, como tempestades, mas também tem que se preocupar com as situações inesperadas que pode encontrar na estrada.

De acordo com um estudo, o mau tempo é um fator em quase 30 por cento do total de acidentes a cada ano. Mas, em vez de pegar a estrada e simplesmente se preocupar com o que pode acontecer, você pode se preparar. Além de aprender a dirigir em tempo ruim, há várias coisas que você pode fazer para tornar seu carro mais seguro para dirigir em tempo ruim. Tudo começa com a certeza de que seu carro está nas melhores condições.

Faça a manutenção básica

manutenção-básica

Mesmo se você já estiver seguindo o cronograma de manutenção sugerido pelo fabricante para o seu veículo, é uma boa ideia fazer um ajuste antes do inverno chegar. Encontrar-se destruído na beira da estrada é sempre uma situação ruim, mas é ainda pior quando está congelando lá fora.

É por isso que vale a pena gastar o dinheiro para fazer a manutenção básica do seu carro. Você pode fazer algumas coisas sozinho, é claro, se quiser. Mas se você não adora automóveis, leve-o ao mecânico local.

Comece verificando os fluidos do seu carro – óleo, transmissão, líquido de arrefecimento / anticongelante e freio. Se já for hora de uma troca de óleo, seu mecânico normalmente irá em frente e verificará os outros, completando ou drenando e substituindo conforme necessário.

Verifique seus pneus

verifique-pneus

Você pode não pensar muito nos pneus enquanto dirige, mas quando tem um problema, a condição deles de repente se torna muito importante.

Comprar pneus novos pode ser uma despesa significativa, mas sua segurança vale a pena. Pneus carecas podem fazer você derrapar com mau tempo e ter um acidente, e trocar um pneu furado em uma tempestade cegante também não é uma perspectiva divertida.

Faça uma inspeção visual dos pneus do seu carro, você pode notar a cabeça de um prego antes que ela fure. Você também deve verificar a pressão dos pneus para certificar-se de que estão cheios até o nível recomendado.

Normalmente, ele pode ser encontrado na parte interna das portas do carro. Faça a rotação dos pneus de acordo com o cronograma de manutenção do seu carro. Se precisar de pneus novos, compre os adequados para o seu carro.

Invista em correntes

correintes-roda

Para a maioria de nós, pneus radiais para todos os climas são suficientes para mantê-los aderentes à estrada enquanto dirigimos. Mas se você mora em áreas que recebem muito barro, pode ser necessário comprar pneus ou correntes para seus pneus.

Correntes de pneu são exatamente o que parecem – feixes de elos de correntes de metal projetados para se encaixar perfeitamente em seus pneus. Existem também alternativas, como cabos de tração, que são feitos de cabo em vez de metal.

Normalmente, as correntes vêm em pares porque devem ser usadas nos pneus de tração do carro. Se o seu carro tiver tração dianteira, você precisará de correntes apenas para os pneus dianteiros. Certifique-se de obter o tipo e o tamanho corretos para os pneus do seu carro.

Pratique a instalação das correntes antes de precisar delas (a menos que pretenda que um mecânico as instale). As correntes não devem ser usadas em superfícies secas e dirigir com elas reduz a eficiência de combustível do seu carro. Você também precisará dirigir mais devagar – geralmente não mais rápido do que 48 km/h.

Estocar um kit veicular de emergência

kit-ermergencia-carro

Você pode já ter um kit veicular de emergência, com itens básicos que podem ser úteis independentemente do clima. Um kit de primeiros socorros é uma necessidade; deve conter ataduras, gaze, pomada antibiótica e esparadrapo. Você também deve ter uma lanterna e verificar periodicamente as baterias para ter certeza de que ainda está funcionando.

Todos nós temos telefones celulares atualmente, mas eles também tendem a morrer quando mais precisamos deles, então pense em comprar um carregador portátil de bateria para celular. Triângulos reflexivos, sinais luminosos de estrada e um sinal de socorro alertarão os outros motoristas de sua situação.

Mantenha um pequeno kit de ferramentas equipado com ferramentas básicas, como uma chave inglesa e uma chave de fenda ajustável. Certifique-se de ter um macaco e selante de pneu. Cabos de jumpers são essenciais, mas considere comprar um carregador de bateria que não exija outro carro.

Mantenha um cobertor ou saco de dormir, bem como roupas quentes de inverno, no kit. Finalmente, estoque alguns alimentos de alto valor energético, como nozes ou barras energéticas, bem como um pouco de água. Alguns desses itens precisarão ser substituídos conforme necessário. A probabilidade de você precisar usar seu kit é baixa, mas é melhor prevenir do que remediar.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.