Existem inúmeras pessoas que estão procurando um carro novo agora e podem ter dificuldade em encontrá-lo. Os preços dos veículos novos e usados aumentaram significativamente.
Além disso, os preços dos carros novos também estão subindo. Isso ocorre porque há uma escassez significativa de carros novos no mercado.
Então, por que tudo isso está acontecendo e o que isso significa para as pessoas interessadas em comprar um veículo novo ou usado? Há vários pontos-chave a serem lembrados.
Estoque de Semicondutores
A pandemia global causou estragos na cadeia de suprimentos internacional, e isso inclui chips de computador. Os chips de computador são essenciais para inúmeras indústrias. No momento, muitos dos chips de computador estão sendo usados para fabricar equipamentos médicos, claramente em demanda devido à pandemia de coronavírus.
Quando o aumento da demanda por chips de computador é combinado com uma oferta reduzida devido à pandemia, há uma grave escassez de inúmeros bens em todo o mundo. Isso inclui novos computadores, sistemas de videogame e até mesmo veículos motorizados.
Embora houvesse um acúmulo de carros novos devido à pandemia de coronavírus, isso foi amplamente eliminado. Além disso, os carros novos demoraram a chegar devido à falta de chips de computador. O número de veículos novos no mercado caiu significativamente e a produção ainda não aumentou para atender à crescente demanda.
A falta de carros novos está impactando o mercado de carros usados
Como não há muitos carros novos disponíveis, isso está fazendo com que o mercado de carros usados aumente substancialmente de preço. Pessoas que estariam comprando carros novos agora estão comprando carros usados. Como há mais demanda por carros usados, o preço está subindo.
Além disso, muitas pessoas hesitam em trocar seus veículos porque sabem que terão dificuldade em encontrar um carro novo. Tudo isso está levando a uma queda na oferta de carros usados, elevando os preços.
Além disso, o aumento dos preços dos veículos usados juntamente com a escassez de veículos novos, por sua vez, aumentou a demanda por motores usados e remanufaturados.
Agora, mais do que nunca, as pessoas estão tomando a decisão de substituir seu motor desgastado em vez de simplesmente comprar um veículo novo.
Neste momento, a maioria dos motores ainda está disponível no mercado de usados e remanufaturados. No entanto, peças menos populares, como os motores Mitsubishi, podem acabar com uma pequena escassez se o mercado não mudar logo.
Empresas de aluguel de carros também estão comprando carros usados
Outro fator que está levando a um aumento nos preços dos carros usados são as empresas de aluguel de carros. Durante a pandemia muita gente não viajou, então não tinha tanta gente alugando carros. Muitas empresas de aluguel de carros venderam seus carros usados porque sentiram que não precisariam deles no futuro próximo.
Agora que grande parte do mundo está se abrindo novamente, muitas pessoas estão viajando, o que significa que estão alugando carros. Muitas empresas de aluguel de carros pagaram um prêmio para comprar carros usados para elevar suas frotas a níveis compatíveis com o aumento da demanda. Com muitas locadoras de carros comprando carros usados, há menos carros para todos os outros.
A inflação está desempenhando um papel
Muitas pessoas estão preocupadas com a inflação, pois ela está contribuindo para o aumento dos bens e serviços básicos. A inflação também está contribuindo para um aumento nos preços dos carros.
À medida que a demanda por carros de todos os tipos, incluindo sedãs, caminhões e SUVs, continua a aumentar, os preços podem subir ainda mais; no entanto, ainda há oportunidades para quem estiver interessado em adquirir um veículo.
Concessionárias estão pagando mais por carros usados
Embora os preços dos carros usados sejam mais caros, isso também significa que os revendedores estão dispostos a pagar mais dinheiro para as pessoas que estão dispostas a negociar um veículo.
Eles sabem que poderão obter o máximo de reais por aquele carro, então eles podem estar dispostos a pagar mais para aqueles que os estão trocando. Portanto, aqueles que estão interessados em trocar um carro por outro podem conseguir mais dinheiro por seu carro agora do que no futuro. Este pode ser um bom momento para trocar um carro usado.
Aumento do Dólar
O aumento do dólar não é segredo para ninguém. Desde 2012 a moeda americana já aumentou 22%, se comparada a desvalorização do real.
Isso impacta diretamente o preço dos veículos, fazendo as peças ficarem mais caras.
Carga tributária
Os brasileiro sempre sofreram com a alta carga tributária no país, já que o Brasil é uma das 40 nações com maiores cargas tributárias.
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mapeou a carga tributária paga por um automóvel novo em São Paulo, maior mercado do Brasil e onde a alíquota do ICMS aumentou de 12% (média nacional) para 14,5% nos primeiros três meses de 2021.
Os principais impostos diretos são PIS/Cofins (11,6%), ICMS (14,5%) e IPI (11%), mas a base de cálculo deles é diferente. PIS/Cofins são calculados considerando o preço líquido. O ICMS é cobrado sobre o preço líquido e o preço final.
E o IPI é aplicado sobre preço líquido com ICMS e PIS/Cofins. Ou seja, em uma matemática simples, um carro de R$ 100.000 passou a custar R$ 146.140.
A demanda pode cair no futuro
Finalmente, há alguns sinais de que a demanda por veículos motorizados está começando a desacelerar. Os estoques de carros novos vão aumentar à medida que o final do ano se aproxima. Isso vai aliviar alguns dos problemas de estoque que atormentaram o setor no ano passado.
Além disso, algumas concessionárias podem estar se preparando para descarregar modelos mais antigos para abrir espaço para novos. Com relatos de que os preços dos carros usados já começam a cair, esse pode ser um bom momento para começar a procurar carros novamente.