Carro flex, usar o mesmo tipo de combustível “vicia” ou estraga o motor?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Carro flex, usar o mesmo tipo de combustível “vicia” ou estraga o motor?

Saber se o carro flex se vicia ou estraga se usarmos somente um combustível ao mesmo tempo é a dúvida de muitos motoristas zelosos com os seus veículos. Se você também está com essa dúvida, pode ficar tranquilo, pois vamos tirar ela a seguir.

Mas, antes de tudo, é importante que entendamos como o motor flex funciona, para sabermos dos possíveis problemas que o uso dos combustíveis pode ou não causar.

Como funciona o motor flex?

Os automóveis com motores flex ganharam muita popularidade nos últimos anos, principalmente para aquelas pessoas que querem trocar de veículo. Essa popularidade se dá pelo fato de que os combustíveis estão sempre no seu sobe e desce, e, dependendo da situação, pode ser mais econômico escolher um ou outro combustível.

Foi no início dos anos 2000 que a tecnologia finalmente consegue uma maneira eficaz de identificar qual combustível estava no tanque, contudo, apesar da tecnologia dos carro flex já ter 20 anos de existência, muitas pessoas não sabem como esse motor funciona.

Contudo, podemos entender muito sobre o funcionamento do motor flex só de sabermos de uma peça que está no escapamento dele, que é um componente chamado sonda lambda. É através da sonda lambda, a qual é um sensor, que a verificação maior ou menor da presença de oxigênio, na mistura de ar-combustível.

Depois de fazer essa detecção, a sonda lambda envia informações para o módulo de controle eletrônico (ECM), que determina qual será o tempo ideal de injeção de combustível, definindo o desempenho ideal para o combustível ou mistura que estiver no tanque, à fim de que ocorra uma queima completa. Processo esse que é feito em poucos segundos.

Na química, esse procedimento faz parte da estequiometria, que trabalha com o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas numa reação química.

Se o tanque está apenas com gasolina (o que é impossível na prática, porque tem cerca de 27% de álcool na composição da gasolina), a relação ideal será de 13,1 partes de ar para uma parte de gasolina, já no etanol, há 9 partes de ar para uma parte de álcool.

Usar sempre o mesmo combustível faz mal ao motor?

Na teoria não. Você pode usar um tipo de combustível somente, ou uma mistura de combustível por um longo período de tempo, e isso não fará mal ao motor do seu carro, pois a injeção eletrônica sempre irá corrigir a mistura, juntamente com o ponto de ignição, durante a mudança de combustível.

Contudo, na prática, a coisa é diferente, já que temos muitos problemas relacionados a qualidade dos combustíveis.

Como, por exemplo, o etanol adulterado, que gera uma goma, um melado de açúcar, que é parecido com um açúcar queimado. Quando esse melado gerado pelo etanol adulterado endurece, acontece um grande estrago nos bicos injetores, na boia de combustível, nas roscas das velas, na bomba de combustível e no filtro de combustível. Ou seja, há um estrago generalizado no motor.

Quando é a gasolina a adulterada as conseguem ficar ainda piores, porque a sua adulteração é feita com produtos químicos muito fortes, como os solventes, que causam danos em retentores e anéis vedadores, boia do tanque, bomba de combustível, velas e em outros componentes.

Portanto, a longo prazo, usar sempre o mesmo combustível pode sim causar problemas, por causa das adulterações feitas nos combustíveis.

Como evitar esse problema com carro flex?

Para fugir dessa situação, troque de combustível a cada 5 ou 6 tanques, usando com mais frequência o combustível que você gostar mais, tanto em desempenho quanto em custo. Depois que usar o seu combustível predileto, use um tanque do outro combustível.

Essa tática é útil porque o etanol age como adstringente das impurezas da gasolina, enquanto que a gasolina limpa as impurezas do etanol.

Você também pode usar o seu tanque com metade de gasolina e metade de álcool também, entretanto, essa combinação costuma deixar o desempenho mais fraco e o consumo mais alto, então, não é uma boa pedida.

Agora que você já sabe dos possíveis problemas que você pode ter em um carro flex com o uso de somente um combustível, pode se prevenir e economizar muito na hora dos consertos.

E, para você economizar mais ainda, pode comprar de nós, da ABM Peças, pois sempre temos os melhores descontos em peças de altíssima qualidade. Venha falar conosco!

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.