O supercarro Maserati MC20 será transformado para o Campeonato da Série Europeia Fanatec GT2 da SRO.
A Maserati está preparando o MC20 para corridas de clientes GT, com uma versão revisada do supercarr, vista em um par de imagens renderizadas, enfrentando o Campeonato da Série Europeia Fanatec GT2 da SRO a partir de 2023. Ele competirá contra carros da Audi , Brabham, KTM , Lamborghini e Porsche.
A composição genética básica do MC20 permanecerá, incluindo seu monocoque de fibra de carbono, configuração de suspensão double-wishbone e ‘Nettuno’ twin-turbo V6.
No entanto, em vez de conduzir as rodas traseiras através de uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades e um diferencial (opcional) controlado eletronicamente, como acontece no carro de estrada, o V6 da versão de corrida adotará uma transmissão sequencial de seis velocidades. embreagem e um LSD mecânico.
Novo Maserati Project24 é um hipercarro extremo apenas para pistas
As rodas de 20 polegadas do MC20 serão substituídas por itens de 18 polegadas com travamento central mais amigáveis ao automobilismo, envoltos em pneus slick. Por baixo destes, a Maserati está preparada para adaptar uma nova configuração de travagem com novas medidas de arrefecimento dos travões.
Ainda não vimos o interior da cabine, mas a Maserati detalhou as especificações, que incluem uma gaiola de proteção homologada pela FIA, uma caixa de pedais ajustável, um cinto de seis pontos, um volante de fibra de carbono, controles para o ABS ajustável e tração sistemas de controle e uma configuração de registro de dados. As opções incluem uma câmera de visão traseira e um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Maserati MC20 GT2 – traseiro
Embora os carros GT2 se concentrem menos na aerodinâmica do que as máquinas GT3 para tornar os carros mais acessíveis para pilotos amadores, o MC20 de competição ainda recebe uma asa traseira ajustável considerável e um grande difusor adornando sua carroceria amplamente nova.
Falando sobre o piloto MC20, o CEO da Maserati, Davide Grasso, disse: “Somos movidos por nossa paixão, tanto na estrada quanto na pista. Temos uma longa história de excelência mundial no automobilismo e estamos extremamente orgulhosos de correr com o extraordinário MC20.
“As corridas sempre foram o habitat natural da Maserati e agora, tanto no Campeonato Fanatec GT2 European Series como no Campeonato de Fórmula E, esta marca está começando de novo de suas raízes para construir o futuro.”
O antecessor espiritual do MC20 – o MC12 GT1 derivado da Ferrari Enzo – competiu de 2004 a 2010, conquistando quase 100 vitórias nesse período.
Após esse carro, a Maserati produziu versões de competição de seu GranTurismo com motor dianteiro tanto para a série Trofeo de marca única quanto para as especificações do GT4.