Quem conhece bem sobre motores, sabe que eles são formados por diversos componentes, como o pistão, os cilindros e o cabeçote.
A questão é, entretanto, que nem todo mundo conhece bem sobre esses equipamentos, não conhecendo nem as partes mais básicas e importantes.
Dessa forma, torna-se imprescindível entender mais sobre o motor e suas partes, para que assim seja possível saber como ele funciona e o que pode haver de errado quando ele apresenta algum problema.
Uma das partes mais importantes do motor é o cabeçote, e é sobre ele que irei falar aqui nesse artigo.
Se você deseja saber mais sobre o que é o cabeçote e como ele funciona, então acompanhe esse texto até o final.
Boa leitura!
Saiba o que é um cabeçote e como ele funciona
O que é um cabeçote?
O cabeçote é uma peça localizada na parte superior do motor, que tinha como objetivo principal, inicialmente, servir como uma tampa para esse dispositivo tão importante do carro.
O nome dessa peça, inclusive, se dá justamente pela sua localização na constituição do motor, ficando na “área da cabeça”.
A principal função atual do cabeçote, que fica anexada ao bloco do motor através do uso de parafusos, é justamente controlar o ar e o combustível que entram e saem por através das válvulas nos cilindros dos blocos.
Sem o cabeçote, não haveria a dissipação do calor, ou seja, os motores poderiam aquecer até pararem de funcionar, ou pior, até chegar mesmo a explodirem.
O mais comum é que essa peça fundamental seja feita com materiais especiais, justamente com aqueles que evitam o superaquecimento dela, como o alumínio.
É por conta dela que, mesmo após rodar muitos quilômetros, o motor do seu veículo continua funcionando normalmente.
Localizado sobre a câmara de combustão, essa peça ainda possui as velas e as válvulas (de escapamento e de admissão de ar) do motor, o que demonstra justamente seu papel principal do controle de entrada e saída.
Entre o cabeçote e o bloco dos cilindros do motor, há outra peça-chave deste dispositivo do veículo, que é a junta do cabeçote (ou junta da cabeça).
Essa peça mantem as câmaras de combustão vedadas, e permite que a refrigeração e a lubrificação do motor sejam realizadas através da manutenção dos circuitos de água e óleo funcionando corretamente.
Quando há superaquecimento nas juntas e elas se rompem, o motor apresenta problemas com a vedação, o que pode levar a perda de compressão (perda de potência) e comprometimento das partes metálicas.
Como funciona?
Como visto, dentro da peça estão localizadas as válvulas, de admissão e de escape, que são controladas através dessa peça do motor.
Assim, o funcionamento das válvulas e o controle da entrada e da saída de ar do motor é feita justamente através do cabeçote, estando ele relacionado diretamente também a maior potência do carro.
Sendo assim, quanto mais ar entra no motor pela válvula de admissão e quanto mais rápida é a circulação dentro dele, maior força será gerada por esse motor.
Se um cabeçote possui um comando de abertura de válvula de escape (para liberar gases acumulados) e fechamento da válvula de admissão (para entrada de ar para misturar com combustível) muito lentos, e vice-versa, então menos potente será o motor do seu veículo.
Dessa forma, o cabeçote do motor faz toda a diferença entre um motor que é péssimo e outro que é ótimo em desempenho.
Problemas no cabeçote do motor
Muitas vezes, a peça pode apresentar problemas e isso comprometerá totalmente o bom funcionamento do motor do seu veículo.
Nesses casos, o reparo é necessário através da retificação, por isso você deve ficar de olho em alguns sinais que um cabeçote com problemas pode apresentar.
Alguns desses sinais são:
- O escapamento apresenta fumaça excessiva (bastante visível), que pode ser tanto azulada (está ocorrendo queima de óleo de motor dentro da câmara de combustão) quanto preta (problema no carburador, que está desregulado)
- O líquido de arrefecimento do motor está muito baixo, o que pode levar à danificação total da peça
- O motor está superaquecendo, o que pode indicar problemas que podem destruir a junta do cabeçote
Conclusão
Como você viu, o cabeçote é uma peça imprescindível do motor do carro, que se antes tinha a função apenas de tampar esse dispositivo, agora funciona controlando, por exemplo, a entrada e a saída de ar e combustível do motor.
Através desse controle, é possível que o seu carro seja mais ou menos potente, pois um cabeçote que funciona lentamente em abrir e fechar as válvulas de escape e de admissão fará com que o motor tenha menos força.
Por outro lado, ao fazer entrar de forma abundante e rápida o ar nos cilindros, esse cabeçote proporciona bastante potência ao seu motor.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é o cabeçote e como ele funciona?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.