A BYD já confirmou que trará um sedã e um hatchback mais acessíveis ao Brasil em 2023, mas além do Seal e Dolphin, um novo modelo chamado Seagull também pode estar a caminho. E viria brigar pelo posto de carro elétrico mais barato do Brasil com Renault Kwid E-Tech, Chery iCar e JAC E-JS1.
As primeiras imagens do Seagull foram reveladas pelo Ministério da Indústria e Informação do governo chinês, assim como as especificações básicas do modelo. O BYD Seagull lembra um pouco o D1, modelo desenvolvido para os carros de aplicativos que já rodam em São Paulo, e é um carro colocado no segmento de entrada.
Segundo registros divulgados pelo governo chinês, o Seagull tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,54 metros de altura, com distância entre eixos de 2,50 metros. Segundo o Ministério da Indústria, o peso varia entre 1,16 e 1,24 toneladas. As dimensões são ligeiramente maiores do que a concorrência.
Motor e gama BYD Seagull
As primeiras informações sobre motorização e autonomia confirmam que o BYD Seagull será de fato um carro mais simples que os já apresentados Tan, Han e Song Plus DM-i. Apesar de compartilhar o mesmo tipo de bateria – a Blade – o motor será mais modesto, entregando uma potência máxima de 75 cv.
Quanto à capacidade de rodar com uma única carga, a informação não é confirmada, mas especula-se que o BYD Seagull terá uma bateria de 30,7 kWh sob o capô. Se a especificação for confirmada, ela será semelhante à bateria que vem equipada com o JAC E-JS1, que dá ao compacto chinês uma autonomia elétrica de 302 quilômetros com uma única carga.
Quanto custará a BYD Seagull?
O BYD Seagull chegará ao mercado chinês com preços a partir de 60.000 yuans, o que equivale a R$ 45.300 em conversão direta, excluindo impostos e taxas de importação.
Se vier ao Brasil, a expectativa é que chegue por um preço menor que o Dolphin, em torno de R$ 140 mil.