A Bomba de óleo é responsável por enviar o óleo lubrificante as partes móveis do motor, e aos componentes próximos. Ela é considerada o coração do sistema de lubrificação, mantendo sempre a pressão e a vazão em perfeito funcionamento para garantir a vida útil de todos os componentes do motor, por isso, alguns cuidados básicos na hora da troca da bomba de óleo, podem garantir o perfeito funcionamento do todo o conjunto e o melhor desempenho para o veículo.
Por isso, separamos algumas dicas para hora da troca, para garantir a instalação da forma correta, e evitar dores de cabeça.
1. Realize a total e completa limpeza do sistema de lubrificação antes de iniciar a instalação da bomba. Certifique-se de que todas as impurezas da parte interna do cárter foram retiradas, pois qualquer resíduo poderá causar sérios problemas à bomba de óleo e a outros componentes internos do motor.
2. Lembre-se de retirar todos os resíduos e impurezas que são encontrados na parte interna do cárter, principalmente na região conhecida como poço. Limpeza mal executada pode dificultar a sucção do óleo lubrificando pelo pescador da bomba, e assim prejudicar todo o sistema
3. Faça uma inspeção visual na bomba de óleo, verifique se a bomba não possui áreas amassadas, quebradas ou arranhadas provocadas por quedas ou batidas, ou oxidações que podem ser causadas por falha no armazenamento. Caso perceba qualquer variação na peça não realize a instalação da bomba no veículo.
4. Em hipótese alguma prenda da bomba na morsa, esse tipo de atitude pode causar amassados ou até em alguns casos, a quebra da bomba.
5. Nunca limpe as regiões de assentamento da bomba ou do cárter com estopa, esse material pode depositar fiapos no sistema e provocar entupimentos, comprometendo o fluxo do óleo e causando danos ao motor. Sempre prefira utilizar um pano para realizar a limpeza.
6. Nunca utilize cola, adesivo ou silicone para melhorar a vedação da bomba. Esse material entra em contato com o óleo e causa a contaminação, podendo trazer grandes prejuízos, somente utilize os anéis ou juntas de vedações que acompanham a bomba.
7. É de extrema importância que após a troca da bomba de óleo, seja feito o preenchimento das galerias do motor com o óleo lubrificante. Isso irá garantir que o óleo faça a primeira camada em todo o circuito, principalmente entre o pistão e a camisa. Esse procedimento garante a segurança e protege o trabalho do reparador, pois, se houver alguma falha no circuito, será demonstrando que o óleo não chegou em todos os locais, a luz do óleo no painel do veículo não irá apagar.
Seguir esses passos podem garantia a vida útil não só da bomba de óleo, mas também do motor e de todo o conjunto.
Post redigido por: SCHADEK AUTOMOTIVE
CNPJ: 60.851.417/0001-90
schadek.com.br