BMW M Hybrid V8: Hipercarro pronto para correr em Le Mans

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

BMW M Hybrid V8: Hipercarro pronto para correr em Le Mans

A nova entrada da classe LMDh da BMW participará do Campeonato Mundial de Endurance a partir de 2024.

O ano de 1999 viu a BMW conquistar a vitória absoluta em Le Mans com o icônico V12 LMR e a empresa alemã retornará à lendária corrida com seu novo hipercarro M Hybrid V8 em 2024. A decisão segue a confirmação da empresa de sua entrada no IMSA Sportscar, com sede nos EUA. Campeonato em 2023 e Campeonato Mundial de Resistência em 2024.

Frank van Meel, CEO da divisão M da BMW, disse sobre o novo carro: “A tarefa mais crítica e o maior desafio para a equipe de design da equipe de design do programa LMDh foi que o protótipo deve ser claramente reconhecível como um carro BMW M Motorsport. E posso dizer isso a todos os fãs, apenas um olhar é suficiente para confirmar que o BMW M Hybrid V8 é um BMW.”

Peugeot 9X8 completa a primeira corrida do Campeonato Mundial de Endurance. O BMW M Hybrid competirá contra Acura, Cadillac, Porsche na nova categoria GTP da IMSA em 2023, com Alpine e Lamborghini entrando em 2024.

Distinguir a BMW de seus rivais em termos de design são alguns recursos retirados dos carros de estrada BMW M. Isso inclui um par de grades de rim maciças, tiras de farol duplo, um capô estriado semelhante ao atual M3, espelhos ‘M Hook’ e até mesmo um gráfico de janela na lateral detalhando uma torção Hofmeister.

A camuflagem contém imagens de carros de corrida anteriores da BMW que competiram na América do Norte, como o BMW 3.0 CSL de 1976, o BMW M1/C de 1981, o BMW 320i Turbo de 1978, o BMW GTP de 1986, o BMW M3 E36 GTS-2, o BMW Z4 GTLM e BMW M8 GTE. O capô apresenta o gráfico ’50 Jahre BMW M’, em homenagem ao 50º aniversário da divisão BMW M em 2022.

Como outros carros LMDh, o BMW M Hybrid usará um sistema híbrido com um motor elétrico de 49 cv acoplado a uma caixa de câmbio Xtrac.

No BMW, veremos a mesma unidade V8 a gasolina com turbo duplo de 4,4 litros do próximo XM, mas dessintonizada para 670 cv para se adequar ao regulamento LMDh. A BMW fez parceria com o fabricante italiano Dallara para o chassi, assim como a Cadillac.

POSTS RELACIONADOS

Carros Elétricos vs. Carros a Combustão: Qual é o Futuro da Mobilidade?

Novas Leis de Emissões de Poluentes: O Que Mudou?

A Expansão das Estações de Carregamento para Carros Elétricos no Brasil

Veja também últimos posts.