Agora, os motoristas que estão há mais de um ano sem levar multas de trânsito possuem direito a benefícios do governo federal.
Esse é o chamado Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou “Cadastro Positivo de Condutores”. Ele tem o objetivo de dar aos motoristas sem infrações de trânsito nos últimos 12 meses recompensas pela boa conduta.
O Cadastro Positivo de Condutores
Ele foi criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o qual é um banco de dados com o registro de todos os condutores que não possuem multas no período.
Através do Ministério da Infraestrutura, que criou o RNPC, os órgãos públicos e empresas privadas podem conceder benefícios para condutores incluídos no cadastro de “bom motorista”.
Os benefícios são desde oferta de cashback até descontos em pedágios, além de descontos em taxas, como IPVA, DPVAT ou mesmo Licenciamento.
Tais benefícios podem ser usados também em descontos para estacionamentos.
Também podem ser utilizados descontos para estacionamentos, condições especiais de locação, contratação de seguros (algo que deve interessar muitas empresas do setor), descontos nos preços de carros novos (será?), planos de financiamento com juros menores, entre outras condições especiais.
O cadastro
O cadastro só estará ativo depois do dia 13 de outubro, quando as campanhas e ações públicas e privadas poderão ser efetuadas.
O condutor poderá participar do RNPC por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Quanto às empresas, elas podem acessar o portal da Senatran e se cadastrar com os benefícios propostos.
Empresas aprovadas ganharão o selo Parceiro do Bom Condutor, o qual poderá ser usado em suas campanhas.