Baidu apresenta carro autônomo avançado na China, que recebeu a primeira permissão para operar seu serviço robotaxi ‘Apollo Go’ em Pequim sem motoristas de segurança a bordo.
Carros autônomos na China
A Baidu Inc. da China recebeu as primeiras autorizações na China autorizando a empresa a fornecer serviços de carona totalmente sem motorista ao público em Pequim, o que significa que nenhum motorista de segurança estará presente nos veículos.
Os veículos robotaxi oferecerão passeios aos passageiros em uma área designada de 60 quilômetros quadrados na cidade. A Baidu pretende ser uma das primeiras empresas do mundo a escalar e comercializar tecnologia de condução autônoma na China.
A Baidu lançou um serviço de robotaxi baseado em aplicativos na China chamado “Apollo Go” onde os clientes podem convocar uma carona em um veículo sem motorista.
A Baidu Inc., que é o equivalente ao Google na China, é amplamente considerada uma das principais desenvolvedoras de tecnologia de condução autônoma do país.
A empresa trabalha com tecnologia de condução autônoma desde 2014. Em 2017, a Baidu lançou seu projeto Apollo aberto, que promove a colaboração entre parceiros do setor para acelerar rapidamente o desenvolvimento de uma tecnologia de condução autônoma segura.
Apollo Go
Como parte da Apollo, a Baidu está lançando um serviço de robotaxi baseado em aplicativos na China chamado “Apollo Go” onde os clientes podem convocar uma carona em um veículo sem motorista. Apollo Go usa um modelo semelhante ao das empresas americanas Uber e Lyft. Os pilotos usam um aplicativo para chamar um carro sem motorista e esperar em uma estação local para o veículo buscá-los.
Agora, a Baidu recebeu as primeiras licenças na China autorizando a empresa a fornecer serviços de carona totalmente sem motorista ao público em Pequim, o que significa que nenhum motorista de segurança estará presente nos veículos Apollo Go.
As licenças foram emitidas pela sede da Área de Demonstração Automatizada de Condução de Alto Nível de Pequim. Permite que a Baidu implante dez veículos autônomos sem motoristas atrás do volante. Os veículos oferecerão passeios aos passageiros em uma área designada de 60 quilômetros quadrados em Pequim.
A nova licença representa a abordagem colaborativa e de segurança de Pequim para a regulação de veículos autônomos, progredindo dos testes com motoristas de segurança ao volante para a fase totalmente sem motorista. Também representa uma conquista de referência na indústria de veículos autônomos, já que as ruas complexas e lotadas de Pequim são alguns dos ambientes mais desafiadores para um veículo autônomo operar.
Baidu acumulou 16 milhões de milhas de testes em vias públicas nos últimos 9 anos com zero acidentes de trânsito, incluindo quilometragem registrada por carros de teste sem motorista em várias cidades da China, bem como na Califórnia.
“Após rodadas de rigoroso exame, testes e avaliação, a Baidu obteve as primeiras autorizações na China que autorizam a empresa a fornecer serviços de carona sem motorista ao público em vias abertas”, disse Wei Dong, vice-presidente e diretor de operações de segurança do Baidu Intelligent Driving Business Group. “Seguindo em frente, esses “veículos sem motorista” fornecerão serviços padronizados de passageiros nas estradas urbanas e realmente se tornarão parte da vida diária das pessoas.”
A Baidu planeja implantar 1.000 robotaxis da Apollo Moon nos próximos anos na China. A empresa planeja expandir suas operações da Apollo Go para 65 cidades em toda a China até 2025 e para 100 até 2030.