Há somente cinco anos o brasileiro precisava de 28 salários mínimos para comprar carro novo, contudo, o modelo mais barato em 2023 vale R$ 66 mil. O levantamento da consultoria Jato Dynamics mostrou o quanto o carro encareceu no Brasil, já que o preço médio de um veículo 0-km no País é de R$ 130 mil.
Esse cálculo leva em conta a média do valor dos carros mais vendidos, possuindo modelos com SUVs com ticket médio mais alto, como Jeep Compass, VW T-Cross e Chevrolet Tracker. Esses dados demonstram um aumento de 85% nos últimos cinco anos.
Esse é um número assustador, especialmente quando a conta é convertida em salários-mínimos. No ano de 2018, eram necessários “somente” 28 para comprar um veículo 0-km, mas atualmente chega a 50.
Por que o valor do carro novo aumentou tanto no Brasil?
Há vários fatores que justificam esse aumento, mesmo depois do auge da pandemia da Covid-19. Somente no ano de 2022, os indicadores mostraram uma inflação de 8,50%, além de juros de financiamento que chegaram a 30% ao ano. Além disso, há a escassez de chips, a qual ainda afeta a indústria no Brasil e no mundo.
O mercado também está em uma fase de transição, com a chegada e aumento dos veículos eletrificados e as novas exigências de redução de emissões de carbono.
O próprio CEO da Renault, Luca de Meo, afirmou que ninguém está desenvolvendo um novo motor à combustão, logo, há um fenômeno global rumo à eletrificação. Segundo um estudo recente do DAT (Curados dos Carros Alemães), mesmo em países ricos e com a inflação baixa, o preço dos veículos subiu cerca de 60% em 10 anos.
Além disso, o valor para manter um carro também é alto, o que faz muitas pessoas se questionarem se vale mais a pena utilizar outros meios, como aplicativos de corrida.