Em sua forma mais simples, os amortecedores são dispositivos semelhantes a bombas hidráulicas (óleo) que ajudam a controlar o impacto e o movimento de rebote das molas e da suspensão do veículo.
Além de suavizar solavancos e vibrações, o papel principal do amortecedor é garantir que os pneus do veículo permaneçam em contato com a superfície da estrada o tempo todo, o que garante o controle mais seguro e a resposta de frenagem do seu carro.
O que os amortecedores fazem?
Essencialmente, os amortecedores fazem duas coisas. Além de controlar o movimento das molas e da suspensão, eles também mantêm os pneus sempre em contato com o solo.
Em repouso ou em movimento, a superfície inferior dos pneus é a única parte do veículo em contato com a estrada. Sempre que o contato de um pneu com o solo é quebrado ou reduzido, sua capacidade de dirigir, dirigir e frear fica gravemente comprometida.
Apesar da crença popular, os amortecedores não suportam o peso de um veículo.
Mais detalhes sobre os amortecedores
Em primeiro lugar, um pouco de ciência. Os amortecedores funcionam pegando a energia cinética (movimento) de sua suspensão e convertendo-a em energia térmica (calor) que é então dissipada na atmosfera através do mecanismo de troca de calor.
Mas não é nem de longe tão complicado quanto parece. Como mencionado, os eles são basicamente bombas de óleo. Um pistão é preso ao final de uma haste de pistão e trabalha contra o fluido hidráulico no tubo de pressão. Conforme a suspensão sobe e desce, o fluido hidráulico é forçado através de orifícios (pequenos orifícios) dentro do pistão.
Como os orifícios permitem apenas uma pequena quantidade de fluido através do pistão, o pistão é desacelerado, o que, por sua vez, diminui a velocidade da mola e do movimento da suspensão.
Os amortecedores se ajustam automaticamente às condições da estrada porque quanto mais rápido a suspensão se move, mais resistência eles oferecem.
Tipos de amortecedores
Embora todos os amortecedores façam o mesmo trabalho, diferentes tipos de veículos e projetos de suspensão requerem diferentes tipos que podem parecer radicalmente diferentes.
Não importa a aplicação, todos os amortecedores se encaixam em um dos três tipos amplamente definidos de amortecedores telescópicos convencionais, escoras ou amortecedores de assento de mola.
Amortecedores telescópicos convencionais
Este é o tipo mais simples de amortecedor e geralmente é substituído em vez de reparado.
Este tipo de amortecedor pode ser encontrado em sistemas de suspensão dianteira e traseira e é relativamente barato.
Amortecedores tipo Strut
Embora façam o mesmo trabalho básico, os suportes substituem parte do sistema de suspensão e devem ser construídos de forma mais robusta para lidar com cargas e forças maiores.
Mesmo que seja mais comumente visto na frente e na traseira de carros pequenos e médios, os carros maiores agora tendem a ter um design de suspensão baseado em escoras. A categoria de suporte é dividida em unidades seladas e reparáveis.
Como o nome sugere, as unidades seladas são projetadas para serem totalmente substituídas, enquanto os suportes reparáveis podem ser equipados com cartuchos de suporte de reposição.
Choques de assento de mola
O tipo de assento de mola mostra características de amortecedores telescópicos e de suporte. Como suportes, um amortecedor de assento de mola é uma unidade de suspensão e um dispositivo de amortecimento em uma única unidade.
Ao contrário dos suportes, no entanto, eles não são projetados para serem submetidos a altas cargas laterais. Construídos com componentes semelhantes aos convencionais, os amortecedores de assento de mola também são selados, exigindo substituição completa.
Como os amortecedores funcionam?
Os amortecedores são dispositivos semelhantes a bombas que mantêm os pneus do seu veículo em contato com a superfície da estrada, controlando o rebote de suas molas de suspensão.
Enquanto os pneus do seu veículo permanecerem em contato com a estrada, a direção, o manuseio na estrada e a resposta de frenagem serão ideais, ajudando a mantê-lo seguro.