Nos meses de verão e mesmo nos dias quentes que não são de verão, o ar condicionado do seu carro torna-se de repente uma das partes mais importantes do seu carro.
À medida que as temperaturas chegam aos 80, 90 e até três dígitos, a única coisa que torna a condução suportável é a capacidade de resfriar seu carro a uma temperatura interna agradável.
Não há dúvida de que você provavelmente aprecia seu ar condicionado, mas o quanto você sabe sobre como ele funciona? Como exatamente esse ar doce e fresco sai das aberturas, de onde vem e como é produzido?
A resposta curta interessante é que o sistema de ar condicionado está, na verdade, removendo o ar mais quente do interior do seu veículo, não canalizando o ar frio de outro lugar.
A resposta completa é um pouco mais complicada e vale a pena entender se você quiser entender melhor como funcionam determinados sistemas em seu veículo.
Como funciona o sistema de ar condicionado
Na forma mais simples, um sistema de ar condicionado automotivo usa um refrigerante (o material sobre o qual estávamos falando) para puxar o calor do interior do carro e depois dissipar o calor pelo exterior do carro, liberando o calor no ar.
O refrigerante passa por um ciclo fechado, começando sob o capô e passando pelo interior do veículo antes de retornar para outra rodada de expansão e compressão.
Examinando o processo com um pouco mais de detalhes, o ar condicionado de um veículo utiliza pressão para iniciar essa transferência de calor. O refrigerante AC é comprimido, o que aumenta a pressão e faz com que ele aqueça. Esse processo de aquecimento entra em vigor extraindo calor do ambiente, que neste caso extraindo calor do interior do seu veículo.
O refrigerante passa da forma líquida para a forma gasosa à medida que é pressurizado e aquecido e, eventualmente, passa por tubos para liberar esse calor pelo exterior do veículo.
Isso eventualmente faz com que o gás caia de temperatura até o ponto em que sua fase muda de volta para um líquido. A partir daí, o líquido resfriado é retornado ao ponto de partida para que o ciclo possa se repetir repetidamente.
É importante entender que o sistema AC de um veículo é um sistema selado. O que isso significa é que o refrigerante é usado repetidamente e que, idealmente, nenhum refrigerante é perdido durante o processo.
Qualquer vazamento dentro do sistema de ar condicionado resultará na queda dos níveis de refrigerante ao longo do tempo, assim como qualquer problema que cause a degradação ou quebra do refrigerante.
Muitos problemas enfrentados pelos sistemas de CA resultam de problemas com a integridade do sistema selado, não com o refrigerante em si.
Problemas com o sistema de ar condicionado
Logo de cara, é importante entender algo sobre como o sistema de ar condicionado funciona, não há um cronograma definido para verificações de rotina ou manutenção.
Ao contrário de muitos outros sistemas e áreas do seu veículo, não há um horário definido após o qual é recomendado que você traga seu carro para a manutenção do sistema de ar condicionado.
Um sistema de ar condicionado está funcionando corretamente ou não está. Se o seu ar condicionado tiver um problema, isso significa uma de duas coisas: ou há um problema com a quantidade ou condição do seu refrigerante, ou algum componente ou componentes do sistema de ar condicionado estão com defeito ou falhando.
Se qualquer uma dessas coisas for verdadeira, você precisará consertar seu ar condicionado, de preferência o mais rápido possível – pois a espera pode causar mais problemas principalmente pelo acúmulo de umidade e outros contaminantes no sistema.
Nos meses de verão, especialmente, seu AC estará trabalhando horas extras, e o sistema de ar condicionado que não funciona ou funciona mal pode agravar os danos se estiver funcionando enquanto estiver quebrado.
Outros componentes podem sofrer mais danos ou falhar como resultado de problemas não tratados, o que significa que ignorar um sistema AC quebrado pode levar a mais problemas (e custos) no futuro.
Considerações finais
Você pode ver economias de custos após um ajuste profissional: talvez você não consiga reconhecer os primeiros sinais de um problema com seu ar condicionado. Continuar a executar seu sistema pode causar sérios danos que terminam com reparos caros ou até mesmo substituição.
Um profissional especializado pode reconhecer problemas antes que se tornem muito sérios, eliminando custos extras para você. Além disso, a manutenção do seu sistema o ajuda a funcionar com mais eficiência, economizando ainda mais.