A importância da manutenção regular do carro

A-importancia-da-manutencao-regular-do-carro
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A importância da manutenção regular do carro

Seu carro é composto de várias peças diferentes e, como qualquer máquina bem lubrificada, cada peça precisa estar em perfeitas condições para funcionar sem problemas. Se uma parte começar a falhar, isso pode afetar o funcionamento de todo o carro.

Há uma série de coisas que você deve fazer para ajudar a manter seu carro em manutenção, mas você sabe por que é importante realizar certas verificações regulares de manutenção em seu carro?

Desde o monitoramento dos níveis de fluido até o teste dos freios, entender as necessidades do seu carro pode ajudá-lo a identificar possíveis problemas.

Monitorar os níveis de fluido do carro

Os carros dependem de vários fluidos para ajudar a mantê-los funcionando corretamente. Embora você possa recorrer ao seu mecânico durante as visitas de manutenção de rotina, é uma boa ideia realizar suas próprias verificações entre as inspeções do carro.

Aqui está um resumo de alguns fluidos de carro para ficar de olho caso eles fiquem baixos, ou então eles podem resultar em seu veículo não funcionando corretamente.

Óleo

Motores de carro precisam de óleo para lubrificar o metal no motor. Se você permitir que o motor fique completamente sem óleo, o atrito causado pela fricção do metal um contra o outro pode produzir calor desnecessário e pode fazer o metal se fundir.

Se ainda houver óleo presente, mas parecer sujo, considere trocá-lo. O óleo sujo é espesso e erosivo, e quaisquer contaminantes podem começar a corroer o metal do seu carro.

Fluído de transmissão

Assim como o óleo do motor, o fluido de transmissão ajuda a manter uma peça-chave lubrificada e funcionando corretamente: a transmissão. Se o fluido da transmissão estiver baixo, isso pode resultar na formação de contaminantes e reduzir a vida útil da transmissão.

Refrigerante

Composto de etileno ou propileno e água, o refrigerante ajuda a absorver o calor e passá-lo pelo radiador. O líquido de arrefecimento se decompõe com o tempo devido ao ambiente quente em que vive.

Como resultado, a falta de inibidores de ferrugem do líquido de arrefecimento pode causar a formação de ferrugem, bloqueando qualquer caminho de resfriamento e superaquecendo o motor.

Fluido de freio

Embora o fluido de freio não fique sujo ou evapore, ele pode absorver a umidade da atmosfera. Como a água ferve a uma temperatura mais baixa do que o fluido de freio, pode levar à formação de ar nas linhas de freio.

Fluído de direção

O fluido da direção hidráulica ajuda a tornar a direção mais fácil, se você não trocá-lo, pode dificultar o giro do volante.

Verifique a pressão e o alinhamento dos pneus

Se você espera chegar do Ponto A ao Ponto B, não pode superestimar ou subestimar a quantidade de ar que seus pneus precisam. A pressão dos pneus muito alta ou muito baixa pode afetar as curvas, a frenagem e a estabilidade do seu carro.

Quando a pressão dos pneus é alta, menos pneu toca o solo, afetando a tração do carro e a distância de frenagem. Pressão baixa dos pneus significa que mais pneu toca a estrada; os pneus podem se desgastar mais rapidamente e o risco de superaquecimento dos pneus pode aumentar devido ao atrito com o solo. Verifique o manual do proprietário para determinar a pressão dos pneus recomendada para o seu carro.

Também é importante verificar o alinhamento dos pneus para garantir que a suspensão do seu veículo esteja funcionando corretamente. O mau alinhamento dos pneus pode fazer com que seu carro se desvie em uma direção ou até mesmo resultar em vibrações durante a condução.

Se você perceber que seu carro está com desgaste irregular da banda de rodagem, seu veículo puxa para um lado sobre o outro, seu volante endireitado parece fora do centro ou você sente vibração no volante, leve seu carro a um técnico de serviço.

Realize manutenção de freio de rotina

Dependendo de onde o seu trajeto matinal o leva, dirigir em áreas que apresentam mais semáforos e sinais de parada pode significar que você está pisando no freio com mais frequência do que se você normalmente pegasse a estrada.

Seus freios são um sistema hidráulico composto por um conjunto de pastilhas que se apertam quando solicitado e funcionam com fluido de freio. Se as pastilhas ficarem muito finas, será mais difícil desacelerar ou parar.

Seu carro provavelmente tem uma luz de serviço que acende quando é hora de verificar seus freios, mas não confie apenas nessa tecnologia; Se você vir algum fluido vazando, observe o quão grossas ou finas suas pastilhas se tornaram ou ouvir um som de trituração, pode ser hora de substituir seus freios.

Como proprietário de um carro, é sua responsabilidade manter seu carro regularmente, como faria com qualquer outro tipo de propriedade que você possui. Se você ignorar seu carro, isso pode colocar sua segurança em risco.

 

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.