É sempre muito bom lavar o veículo, deixa-lo limpinho, brilhando e com aquele cheirinho de carro novo, não é mesmo? Isso representa alegria e tipo que uma conquista pessoal. Além do mais, estar com o carro conservado, alinhado, e com pintura com estado agradável valoriza demais o seu veiculo e pode contribuir positivamente na hora que for vender ou trocar por um novo.
Porém, principalmente quando resolver limpar por conta própria o seu veiculo, existem algumas preocupações que você tem que ter para que tudo saia muito bem e que evite que qualquer descuido ou acidente você possa danificar qualquer parte dele, seja motor, banco, lataria ou qualquer outra parte. Pensando nisso e, de modo a lhe ajudar a realizar da melhor maneira possível tal atividade, elencamos alguns cuidados que você deve ter ao lavar seu veículo:
Escolha o local certo para lavar o veículo
Sempre verifique o local que você for lavar o carro, recomendamos que inicie o processo de lavagem com o carro em temperatura fria e, jamais lave o carro com o veiculo ligado. Feito isso, recomendamos que escolha um local coberto, pois o contato do sabão com a lataria do veiculo em contraste com o calor pode ocasionar manchas na superfície do automóvel, também preocupe-se de sempre manter o carro molhado em todo o processo, pois isso evita o acumulo de sabão em determinada parte do veiculo.
Esfregue da maneira correta
Luvas de microfibras sempre é uma excelente maneira de tirar o excesso de poeira/sujeira do seu carro, isso por que absorvem bem o produto usado para a limpeza, o que facilita a vida de quem está lavando, e ajudam na economia de água, aja visto que não precisa enxaguando toda hora o veiculo.
Produtos químicos corretos
Trate sempre o seu veiculo com maior cuidado e zelo possível, desta forma, jamais use produtos que não foram criados para fins automobilísticos, como detergentes e alvejantes de cozinha. Pois podem arranhar e prejudicar a lataria do automóvel, além de deixarem um aspecto gorduroso.
Use sempre produtos indicados para essa finalidade, sendo amplamente encontrados na sessão de automobilísticas do supermercado, em lojas de peças e até mesmo em mercearias. Utilize produtos como shampoos de carro e ceras, pois espumam abundantemente e bem mais fáceis de enxaguar.
Evite molhar os bancos ao lavar o veículo
Quem tem crianças pode achar impossível, pois adoram brincar, melar e derramar produtos nos bancos. Porém afirmamos quanto menos se lavar os bancos, maior será a durabilidade deles. Isso por que produtos químicos e molhar em excesso ajudam o estofado a ir se deteriorando. Aconselhamos fazer a impermeabilizar os bancos e ainda sim, sempre que possível arejar o veículo para que não fique com cheiro ruim.
Aposte na aspiração
Dependendo da condição interna do veículo, aconselhamos apenas aspirar, o que já ajudará em grande parte a conversar a limpeza do mesmo. Nesse caso, faça apenas a lavagem dos tapetes, pois são bem mais fáceis de lavar e de se trocar caso estraguem por alguma maneira.
Vidros limpos com produtos caseiros
Não é nada legal dirigir com vidro embaçado, não é mesmo? Além de proporcionar um visual super desagradável, pode prejudicar e muito o motorista que tem a visão prejudicada, fator fundamental para uma boa direção. Uma boa dica para evitar isso e borrifar uma mistura de água com gás e algum shampoo automobilístico. As bolhas da água e o produto químico ajudam a acelerar e preservar a limpeza.
Cuidados com o motor
Em hipótese alguma, lave o motor do seu carro sem o auxilio de alguém experiente em tal procedimento. Fazendo isso, você pode danificar toda a parte mecânica do seu automóvel. O máximo que você deve fazer é passar um pano úmido de leve caso toda a carroceria seja afetada por algum resíduo como sujeira ou pó.
Apos lavar os veículo, finalize com a cera
Uma boa maneira de conservar seu carro por mais tempo é o encerar ao menos uma vez por mês. Além de proteger a pintura, a cera mantém o brilho intenso, o que faz com que seu carro tenha um aspecto de mais novo e brilhante. Mas atenção, o carro deve sempre estar totalmente seco.
Outro fator importante e que deve ser levado em conta é não exagerar na quantidade de cera e aplicar sempre nas partes lisas do carro. Aplicando em movimentos circulares, cuidando sempre para que a cera fique bem espalhada na lataria do automóvel.
Conclusão
Neste artigo, trouxemos algumas boas dicas de como lavar seu automóvel sem danifica-lo. Agindo dessa maneira, você garantirá um aspecto visual mais atrativo para ele, deixando com a sensação de novo e brilhante e, sem ocasionar qualquer perigo a sua lataria, carroceria e mecânica.