Um motor a diesel possui a capacidade de transformar a energia térmica em mecânica queimando o óleo diesel em seus cilindros do motor. A sua origem remonta ao final do século 19, com o objetivo de ser uma opção mais sustentável e eficiente do que a gasolina, mas não foi bem assim.
Nos motores à gasolina e álcool, a combustão acontece por meio de uma faísca que a vela de ignição produz. Já no a diesel, a queima ocorre no calor liberado quando o ar é comprimido na combustão da câmara, inflamando o diesel, sem usar uma vela de ignição.
Por ser mais simples e aguentar altas pressões internas, o ele é utilizado em várias áreas e tipos de veículos, como tratores, navios, trens, submarinos, etc.
Em relação ao tamanho, há três tipos de motores a diesel, sendo o pequeno, médio e grande, sendo os pequenos usados em carros de passeios, pequenos tratores e caminhonetes; médios em caminhões e equipamentos agrícolas maiores e grandes em locomotivas, navios e geradores.
Qual a diferença entre o motor a diesel e o motor a gasolina?
Um carro com motor a diesel faz a média de 12 quilômetros por litro de combustível, com seu preço médio sendo 18% mais barato que a gasolina.
O preço e também a sua manutenção são mais caros do que os a gasolina, por se tratar de uma tecnologia mais avançada.
Contudo, como se trata de uma tecnologia mais avançada, o motor a diesel é mais resistente e robusto.
Ao falarmos de performance, no entanto, o motor a gasolina ganha, sendo o ideal para altas velocidades.
Quanto à economia, o diesel consome de 15% a 20% menos combustível que um carro com motor a gasolina, também poluindo menos, mas seus modelos de automóveis são cerca de 30% mais caros.
O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei que proíbe carros de passeio com motor diesel por uma lei de 1976. Seu objetivo é reduzir a dependência da importação do diesel e incentivar a produção de carros a álcool, protegendo o mercado interno.