No Brasil ainda não existem tantos pontos de recarga de veículos elétricos, logo, há grandes espaços vazios mesmo em capitais. Portanto, se a situação está assim nas grandes capitais, imagine nas extensas estradas federais que vão do norte ao sul do país.
Apesar de algumas rotas como a Presidente Dutra e a BR-277 no Paraná, possuírem eletrificação nas estradas, ela ainda é bem ruim. Contudo, um projeto de lei quer mudar essa situação para que os elétricos deixem de ser carros de cidade.
O projeto é da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), A PL 392/2023 quer fazer a instalação de carregamentos de energia de alta potência para carros elétricos em rodovias federais. A senadora explica que o governo possui a função de planejamento e execução de iniciativas que criem demanda para energias mais limpas.
De acordo com ela, o Estado precisa incentivar “o câmbio que representa a mudança da matriz de combustíveis, baseada em hidrocarbonetos, para outra, de caráter limpo, renovável e calcada em motores elétricos”.
A senadora ainda afirma: “Os carros elétricos são uma tecnologia cada vez mais promissora em prol de um mundo menos poluído e mais sustentável. Esses veículos têm sido bem aceitos pela população em geral e vêm se tornando realidade sobretudo nas nossas maiores cidades”.
A PL 392/2023 determina que postos de abastecimento em rodovias federais tenham pontos de recarga de carros elétricos, a partir de 12 meses contados do início da vigência da nova lei a ser aprovada. A proposta também possui a função de regulamentar as especificações técnicas dos equipamentos.
Na PL também há a proposta de ofertas de linhas de crédito para incentivar o alcance dos objetivos pelo prazo de dez anos.