Carlos Tavares, o CEO mundial da Stellantis, fez uma declaração que desanimou muito os donos de carros elétricos no Brasil. De acordo com o executivo português, tal tecnologia não é adequada à realidade brasileira e o país deveria investir no etanol, o qual é um combustível sustentável.
Essa polêmica declaração foi feita a divulgação dos resultados da Stellantis em 2022, grupo que surgiu fusão da PSA com a FCA e detém marcas como Fiat, Peugeot, Jeep, Citroën, Ram e DS, dentre outras. A empresa reportou receitas líquidas de €179,6 bilhões, crescendo 18% em relação a 2021.
Em uma coletiva online, ao ser questionado por jornalistas, Carlos Tavares comentou sobre a possível tributação de carros elétricos. Isso porque o governo está estudando a possibilidade de isentar esses veículos, que em geral possuem um alto valor agregado.
O CEO da Stellantis garantiu que a empresa vai vender veículos elétricos no Brasil e América latina, entretanto, ele classificou a alternativa como “nicho de mercado”, não representando a maioria dos consumidores.
Entretanto, mesmo com Carlos Tavares falando isso, as vendas de carros eletrificados ajudou nos números da Stellantis em 2022. No balanço, a empresa reportou aumento de 41% nas vendas globais de veículos elétricos.