Ruído estranho no sistema de freio podem afetar o seu desempenho e colocá-lo em risco na estrada. Se estiver preocupado, procure sempre ajuda profissional para consertar esses freios barulhentos!
Enquanto isso, vamos explorar o ruído do freio em detalhes observando 3 ruídos de freio comuns, 10 causas frequentes e suas soluções. Boa leitura!
Ruído # 1: Ruído de guincho
Se você ouvir um barulho de guincho, veja o que pode ter causado isso e como você pode resolvê-lo :
A. Material da pastilha de freio gasto
As pastilhas de freio têm um indicador de desgaste de metal, também conhecido como indicador de desgaste do freio. Esta lingueta de metal roça no disco de freio quando as pastilhas de freio estão gastas, causando fricção e guincho do freio.
Solução: substitua as pastilhas de freio gastas antes de danificar o rotor do freio.
B. Freios sujos
Em um sistema de freio a disco, a poeira do freio fica presa entre a pastilha de freio e o disco de freio (rotor), causando uma frenagem desigual e um ruído agudo.
Enquanto em freios a tambor, o som pode ser resultado de poeira de freio acumulada dentro dos tambores.
Solução: Um mecânico deve inspecionar os freios sujos e remover qualquer poeira de freio e detritos estranhos em cada componente de freio afetado.
C. Rotor ou tambor de freio desgastado
Tanto o rotor do freio quanto o tambor do freio se desgastam com o tempo, resultando em um acabamento desgastado. Por causa disso, seus freios podem fazer um barulho de guincho.
Solução: Um mecânico deve inspecionar cada rotor de disco ou tambor em busca de sinais de danos, como rachaduras e pontos de calor, para determinar se as peças precisam de recapeamento ou substituição.
D. Sem lubrificação nos freios
Em um veículo com freios a tambor traseiros, você pode ouvir um som agudo se a placa traseira e outros componentes do freio não estiverem devidamente lubrificados.
Enquanto isso, guincho de freio em um sistema de freio a disco pode ser o resultado de um movimento pegajoso no pistão da pinça.
Solução: Um mecânico deve lubrificar todos os componentes necessários dos freios do seu carro, como o pistão da pinça, a placa traseira e o rotor do disco e os pontos de contato da pastilha de freio.
E. Material de Fricção de Baixa Qualidade (Cinta de Freio)
Lona de freio que usa material de fricção de baixa qualidade geralmente se desgasta rapidamente e pode causar um ruído alto no sistema de freio.
Solução: Adquira pastilhas de freio com material de fricção de alta qualidade em uma oficina mecânica e deixe um mecânico de confiança instalá-lo para você.
Ruído nº 2: Ruído de trituração
Seus freios fazem um barulho alto de trituração ?
Vamos dar uma olhada de onde vem esse ruído e como você pode se livrar dele :
A. Pastilha de freio gasta ou material da sapata de freio
Normalmente, um ruído de freio rangendo significa que a sapata de freio ou pastilha de freio está desgastada. Isso causa acúmulo excessivo de calor devido ao atrito no sistema de frenagem, pois as peças desgastadas são menos capazes de dissipar o calor.
Solução: Substitua as pastilhas ou sapatas de freio antes que o material de fricção sofra desgaste extremo. No entanto, não compre pastilhas ou sapatas de freio baratas, pois elas se desgastam mais cedo.
B. Compasso de aperto ou cilindro de roda
Em um sistema de freio a disco, uma pinça emperrada pode comprimir continuamente cada pastilha de freio contra o rotor do disco, causando desgaste do freio. Você também pode ouvir um som alto de trituração se o disco do rotor estiver em contato com parte da pinça de freio.
Enquanto isso, em um sistema de freio a tambor, a trituração do freio é produzida quando um cilindro de roda preso pressiona continuamente a sapata de freio contra o tambor.
Solução: Se o seu carro tiver sistema de freio a disco, um mecânico deve remover a pinça e lubrificar suas corrediças. Para freios a tambor, são os pontos de contato do cilindro da roda que precisam de lubrificação. Se isso não resolver o problema, talvez essas peças precisem ser substituídas.
Ruído nº 3: Barulho, vibração ou chocalho
Você sente uma trepidação (vibração) ou ouve um som de chocalho ou ruído ao pisar no pedal do freio?
Vamos passar por todos esses ruídos de freio e descobrir como você pode eliminá-los :
Rotor Empenado
Se você tiver um rotor empenado, a superfície do rotor fará contato desigual com as pastilhas de freio, causando pulsação do pedal, vibração do volante ou som de batida.
Solução: Você deve verificar o sistema de freio e substituir cada rotor ou tambor empenado para eliminar a vibração ou o som de batida.
B. Ajustes incorretos ou peças de freio ausentes
Você pode sentir uma vibração ou ouvir sons de freio irritantes se alguns componentes do sistema de freio, como os clipes antivibração, calços antivibração e lona de freio, estiverem faltando ou não estiverem ajustados corretamente.
Às vezes, uma trepidação, pulsação do pedal ou vibração do volante podem ser causadas por outras peças do carro, como uma junta esférica desgastada ou rolamento de roda.
Solução: Um mecânico deve inspecionar seu sistema de freio e garantir que você não esteja usando o material de freio errado. Eles também informarão se você precisa substituir peças perdidas ou danificadas, como o suporte da pinça, o rolamento da roda, o clipe antivibração e outras peças do carro.
C. Pinças de freio sujas
Pinças de freio sujas impedem o funcionamento adequado das pastilhas de freio e fazem com que a pinça do freio emperre. Isso pode acabar criando uma vibração ou um ruído metálico.
Solução: Um mecânico irá limpar as corrediças da pinça e qualquer outro componente de freio sujo que possa causar um ruído ou vibração irritante.