Um novo patch de software gratuito está sendo oferecido aos proprietários de 8,3 milhões de veículos da Hyundai e a Kia que são muito fáceis de roubar, o bastante para as seguradoras se recusarem a fazer a cobertura deles.
Os veículos afetados são os modelos Hyundai e Kia 2015-2019 com ignição por chave, em oposição ao botão de partida, têm cerca de duas vezes mais chances de serem roubados do que outros veículos de idade semelhante.
Isso acontece porque, segundo o Highway Loss Data Institute, muitos desses veículos carecem de parte da tecnologia básica de prevenção contra roubo encontrada na maioria dos outros veículos até hoje. Eles não possuem imobilizadores eletrônicos, que possuem um chip de computador no carro e outro na chave para se comunicar para confirmar se a chave pertence ao veículo. Logo, sem a chave certa, o imobilizador impede que o carro se mova.
Nas redes sociais, os veículos viraram assunto, com até mesmo ladrões filmando os roubos dos veículos da Hyundai e Kia.
O patch será instalado gratuitamente em modelos vulneráveis com software que exige uma chave real na ignição para ligar o veículo. (Ladrões usam pontas de cabos USB para ligar a chave de ignição)
O patch de segurança irá impedir que o carro dê partida depois de travar as portas usando o controle remoto do chaveiro, portanto, o veículo precisará ser destrancado antes de começar. Além disso, ele também aumenta a duração do alerta de áudio de 30 segundos para um minuto inteiro.
As concessionárias Hyundai também colocarão adesivos nas janelas informando que o veículo possui software antifurto instalado.
O software começará a ser distribuído imediatamente para os modelos vulneráveis mais populares, e mais roubados.