Um conversor catalítico (catalisador) é um dispositivo que é colocado no sistema de escapamento de um carro para converter os poluentes que ele emite em substâncias inofensivas. É um dispositivo muito importante, tanto para o carro quanto para o meio ambiente.
O que é Catalisador Automotivo?
São dispositivos que reúnem os poluentes do motor para que queimem com mais facilidade, reduzindo assim a emissão de poluentes. Um catalisador automotivo consiste em dois elementos: um elemento de suporte e um elemento químico ativo.
O elemento suporte é feito de um material que suporta o elemento químico ativo e tem a função de dar forma ao catalisador. O elemento químico ativo é o que realmente transforma os poluentes.
Qual é a função de um conversor catalítico automotivo?
Sua função é converter os gases poluentes emitidos pelo motor do carro em substâncias inofensivas, como dióxido de carbono e água. Também ajuda a queimar os hidrocarbonetos e o monóxido de carbono presentes nos gases de escape, o que também reduz as emissões de poluentes.
Qual a importância de um conversor catalítico em um veículo?
Além de serem benéficos para a saúde do planeta, das pessoas e dos animais, os conversores catalíticos são muito benéficos para o veículo, pois ajudam a melhorar a eficiência do motor do carro e a vida útil do motor.
Quais são os benefícios ambientais de um catalisador?
Os catalisadores automotivos também são muito importantes para o meio ambiente, pois ajudam a reduzir a emissão de poluentes, substâncias que agridem o meio ambiente e prejudicam a saúde humana e animal.
Além disso, os poluentes também contribuem para o aquecimento global, o que causa ainda mais danos.
Como usar um conversor catalítico?
Os catalisadores são muito fáceis de usar. Eles estão localizados no sistema de escapamento do carro e não requerem manutenção. Além disso, são muito eficazes e duram muito tempo.
Mas se você tiver problemas, notará algumas mudanças como os sinais que o carro mostra se uma peça está com defeito ou em mau estado.
Como verificar se o catalisador está com defeito?
Saber o que é um catalisador e como ele funciona é o primeiro passo para saber se ele está com defeito, pois é fácil perceber que algo está diferente do que deveria, veja alguns dos sintomas de um catalisador com defeito.
O primeiro sintoma é uma luz que acende no painel, indicando que há algum problema no carro, sendo importante analisá-la e checá-la para evitar maiores problemas. Outro sintoma que um catalisador em mau estado pode apresentar é o ruído, pois um componente em bom estado não fará barulho, mas se o ruído for alto e incomodar o motorista e outras pessoas, com certeza é um mau funcionamento.
Os sinais podem indicar que o catalisador está derretido, quebrado ou entupido por alguma substância, causando seu mau funcionamento.
Outro sintoma comum é o uso excessivo de gasolina, que só acontece quando algum componente está com defeito, gerando custos maiores do que o normal porque o catalisador não tem capacidade exata para realizar sua função.