Juntas homocinéticas: saiba tudo sobre

juntas homocinéticas
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Juntas homocinéticas: saiba tudo sobre

As juntas homocinéticas são as responsáveis por transmitir velocidade constante da saída do diferencial para as rodas do carro, possibilitando, também, a tração dianteira.

O mecanismo das juntas homocinéticas é o responsável pela transmissão da energia do motor às rodas, inclusive, são elementos de segurança para o veículo, pois ocorrendo falha na junta, a energia do motor não será transmitida, de modo que o veículo ficará imóvel.

juntas homocinéticas

Tendo em vista isso, é extremamente importante a manutenção das juntas homocinéticas, seguindo as orientações do fabricante.

Tipos de juntas homocinéticas

Como uma peça importante de um veículo, as juntas homocinéticas apresentam vários tipos e cada uma tem sua funcionalidade.

Apesar de as juntas homocinéticas serem usadas em cada extremidade do eixo e desempenharem a mesma função, recebem denominações diferentes de acordo com o movimento relativo entre os eixos.

Para melhor ilustrar isso, é importante uma distinção melhor do tipo de junta homocinética:

Junta fixa e junta deslizante

A posição da junta no veículo tem uma denominação fácil de ser assimilada, por exemplo: a junta fixa trabalha entre o eixo homocinético e o eixo da roda, enquanto a junta deslizante trabalha entre o eixo homocinético e o câmbio.

Junta deslizante tipo VL

Há alguns casos em que são utilizados modelos de juntas diferenciados onde há necessidades específicas, como em carros com tração traseira com sistemas de suspensão.

Nesses carros, são usuais a utilização de juntas deslizantes tipo VL.

Junta deslizante tipo tripoide

Já a junta deslizante tipo tripoide, é utilizada na extremidade interna do eixo do carro, consiste num “garfo” de três pontas ligado ao eixo que se encaixa num copo de três sulcos correspondente a ele.

Como identificar problemas na junta homocinética?

Os principais sinais de que as juntas homocinéticas precisam de reparos são comumente os ruídos.

Por exemplo, se ao acelerar o veículo numa curva ouvir um som estranho oriundo das rodas, pode ser sinal de que está ocorrendo falhas na pista de rolamento das esferas na junta fixa.

juntas homocinéticas

Por outro lado, se os barulhos ocorrerem durante a aceleração em linha reta, pode estar havendo problemas na junta deslizante, que fica ao lado do câmbio.

O que pode causar de problemas na junta homocinética?

Problemas nas juntas homocinéticas podem ser evitados com manutenções regulares, já que se trata de uma peça fundamental para a utilização do veículo e o seu desgaste ou dano pode ser perigoso.

Mas os problemas nas juntas podem ocorrer por diversos motivos, dentre eles:

Falha na vedação da coifa

Esse é, comumente, a causa mais preponderante, pois ocorre quando a graxa se contamina com a sujeira, de modo que a sujeira pode penetrar na vedação da coita prejudicando o trabalho dos rolamentos e o bom funcionamento da junta.

Torque

O excesso de torque aplicado na fixação da porca, pode causar fraturas na rosca ou na região do entalhe da peça e danificar o funcionamento da junta.

Eixo danificado ou mal posicionado

O eixo costuma apresentar falhas com seu tempo de uso e tendem a necessitar de trocas, entretanto, essa troca deve ser feita de modo que seja recolocado um do tamanho e na posição certas para não deixar as juntas homocinéticas descentralizadas.

Lubrificação

Até na hora de lubrificar a junta homocinética é necessário um certo cuidado, pois a graxa utilizada deve se a adequada para essa aplicação de modo que auxilia na vida útil da junta.

Como evitar problema na junta homocinética?

Todo problema tem sua causa, então é importante saber como evitar danos.

juntas homocinéticas

Desse modo, o mais recomendado para não passar por problemas na junta homocinética é evitar passar por terrenos acidentado, com buracos ou elevações abruptas.

Além do mais, evitar transtornos por parte de problemas na junta homocinética pode ser possível através de manutenções regulares, pois a revisão dos componentes da junta garantem seu bom funcionamento e sua boa estrutura.

A manutenção das juntas deve ser feita baseada no uso do veículo.
É também muito importante que a manutenção do veículo e, consequentemente, do equipamento, seja feito por profissionais competentes.

Ao ser necessário a troca da junta homocinética, o procedimento deve ser feito por profissionais, tendo em vista que a necessidade do alinhamento e do posicionamento adequado, para o bom e eficaz funcionamento da junta.

Por que tomar cuidados com a junta homocinética?

Mesmo que a junta seja um componente robusto e difícil de ser quebrado é preciso manter a atenção para o desgaste, a fim de manter todo o veículo em boas condições, por questão de segurança e, também, porque as más condições da peça podem gerar outros danos materiais e financeiros elevados.

Por conta disso, deve-se tomar cuidado e sempre levar o veículo a uma oficina mecânica ao notar qualquer ruído incomum para que o problema seja detectado e não ocasione danos materiais ou até mesmo acidentes de trânsito.

juntas homocinéticas

A segurança sempre deve vir em primeiro lugar, portanto, fazer revisões periódicas, observar ruídos e outras anomalias incomuns é importante para prevenir qualquer acidente ou transtorno.

Além do mais, se o problema detectado for na junta homocinética é importante que a instalação da junta e de seus componentes sejam feitos da maneira correta e com as ferramentas adequadas, por isso a importância de buscar profissionais experientes e capacitados.

Em outras palavras, muitas pessoas buscam solucionar problemas no veículo de forma caseira, agravando ainda mais o problema, não procure fazer isso, buscar um profissional significa prezar pela segurança e pela boa qualidade de manutenção do veículo, evitando gastos mais expressivos.

POSTS RELACIONADOS

Guia Completo de Financiamento de Veículos

Carros Flex no Brasil: Vantagens e Desvantagens

Como Identificar Problemas no Sistema Elétrico do Carro

Veja também últimos posts.