Há um problema de interferência dos motores EV que está tirando o rádio AM dos painéis dos veículos elétricos. O rádio em 5G pode oferecer uma solução.
A banda AM, em particular, está sujeita à interferência eletromagnética de motores elétricos, que geram frequências comparáveis em comprimento de onda aos sinais de rádio AM.
Muitos EVs abandonaram a banda de rádio, enquanto outros, como o Ford F-150 Lightning a, incluíram, mas logo deixarão de fazê-lo.
Um agregador de rádio global e serviço de streaming chamado TuneIn oferece uma solução, fornecendo feeds de cerca de 100.000 estações pelo acesso à rede sem fio 5G de um veículo.
O rádio transmitido é uma espécie em extinção na nova geração de veículos elétricos?
A banda AM em particular está sujeita a interferência elétrica, que é uma das razões pelas quais o carro elétrico BMW i3 recusou-se a incluí-la em 2014. A Tesla evidentemente desistiu da AM terrestre no Modelo S por volta de 2018, e não está disponível nos Teslas atuais. O Mercedes-Benz EQS EV não tem AM de transmissão regular, e tanto a Volvo quanto a Audi produziram EVs sem AM. O problema de interferência pode piorar, pois os EVs carregam motores elétricos maiores.
Durante a maior parte dos últimos 100 anos, o “entretenimento no carro” foi fornecido (se o seu carro tivesse “R&H” ou rádio e aquecedor) por apenas uma escolha, a panóplia completa de transmissão AM. Na década de 1960, o FM tornou-se uma opção, depois a longa marcha através do add-on de oito faixas, fita cassete, CD e música baseada em telefone.
Os telefones dos carros são mais antigos do que você pensa
Ultimamente, a transmissão de rádio está tendo uma pequena queda de um dígito na audiência, disse Eric Rhoads, presidente da Streamline Publishing, que cobre o setor por meio da Radio Ink.
Obviamente, muita audição de rádio é feita no carro hoje, mas Rhoads disse que isso não impediu as montadoras de prever que a transmissão AM e FM acabaria desaparecendo do painel do carro. O fim do rádio foi esperado muitas vezes, mas até hoje 86% dos entrevistados em uma pesquisa da Jacobs Media disseram que ouvem rádio (em qualquer dispositivo) pelo menos uma hora por dia.
As montadoras consideram o rádio deep-sixing pelo mesmo motivo pelo qual descartaram o CD player, custa dinheiro e ocupa espaço e recursos no valioso painel digital.
E o problema de interferência é real. De acordo com o Consumer Guide, os motores elétricos em EVs “tendem a gerar interferência eletromagnética com rádio AM… Tensão de flutuação rápida resulta em interferência eletromagnética de alto nível e baixa frequência que atinge o rádio.
As frequências eletromagnéticas geradas pelos motores EV são comparáveis em comprimento de onda aos sinais de rádio AM. A Porsche, por exemplo, alertou que essa interferência pode resultar em sons estáticos e crepitantes. Outras montadoras apontam possíveis aborrecimentos de áudio como distorção, zumbido e desvanecimento do sinal.”
A BMW não oferece AM nos carros elétricos i4, iX e i7, disse o porta-voz de produtos e tecnologia da BMW, Alexander Schmuck. “Oferecemos FM, HD Radio, Sirius XM Satellite, bem como Apple CarPlay e Android Auto. Se um cliente quiser ouvir uma estação de rádio AM, ele ou ela pode optar por fazê-lo por meio de serviços como o TuneIn e conectá-los/reproduzi-los diretamente via Apple CarPlay ou Android Auto através do sistema de alto-falantes do carro”, disse Schmuck.
O Ford F-150 Lightning tem AM disponível, mas não por muito tempo
Algumas montadoras estão colocando AM em EVs, no entanto, incluindo a Ford com o Mustang Mach-E e vários veículos da GM (Chevy Bolt EUV, Hummer EV).
O caminhão elétrico Ford F-150 Lightning tinha AM, mas está indo embora, diz Emma Bergg, porta-voz da Ford EV. “Embora tenhamos AM em nossos EVs, ele está sendo removido para Lightning. A maioria das estações AM está realmente disponível por meio de serviços de streaming.
‘Modulação de amplitude’, a definição de AM neste caso, é o que estamos eliminando no F-150 Lightning. As frequências envolvidas no rádio AM tendem a ser diretamente afetadas pelo ruído eletromagnético nos sistemas de propulsão EV. É preciso um investimento extra para fazer o AM funcionar em um EV, e a qualidade também pode ser comprometida.”
“É preciso um investimento extra para fazer o AM funcionar em um EV, e a qualidade também pode ser comprometida.”
Em geral, porém, o AM continua mais favorável às montadoras americanas, em parte porque ainda tem uma base de ouvintes nos EUA. As transmissões AM estão diminuindo na Europa e estão sendo substituídas pelo formato digital DAB.
Uma solução para o problema da interferência é acessar o rádio terrestre pelo sinal 5G na maioria dos carros novos, e esse é o nicho ocupado pelo TuneIn, um agregador global de rádio e serviço de streaming que entrega música, notícias, esportes e podcasts para milhões de usuários mensais.f