Acidentes entre motocicletas e carros infelizmente são comuns. Portanto, é de vital importância que você saiba bem como dirigir de forma segura com motocicletas. Veja a seguir dicas que podem evitar problemas no trânsito!
1# Verifique os pontos cegos durante as mudanças de faixa
Uma das causas mais comuns de acidentes com motocicletas é a falha na verificação de um ponto cego. Como as motocicletas são pequenas e rápidas, você deve prestar muita atenção ao seu ponto cego ao mudar de faixa ou entrar em uma rodovia.
Os espelhos retrovisores não oferecem cobertura suficiente para detectar motocicletas trafegando em alta velocidade. Na verdade, uma vez que a metade dianteira de uma motocicleta passa pelo para-choque traseiro, ela não aparece no espelho retrovisor. Mesmo um ou dois segundos extras reduzem o risco de uma colisão não intencional.
2# Esteja ciente do clima adverso
Dirigir com vento, chuva ou neve é muito mais difícil para os motociclistas do que para os que andam em veículos de quatro rodas. Eles não apenas carecem de visibilidade, mas também têm mais dificuldade em manter a tração com a estrada, aumentando o risco de deslizamento.
Em condições de ventos fortes, os motociclistas podem balançar ao tentar manter o equilíbrio. Durante o mau tempo, reduza a velocidade se vir um motociclista e dê-lhe mais espaço para manobrar. Idealmente, mantenha-se a cerca de sete a oito segundos de uma motocicleta à sua frente.
3# Dirija com cuidado à noite
Embora muitas pessoas tenham o hábito de ligar os faróis altos ao dirigir à noite, eles causam problemas para os motoristas que vão na direção oposta. Se você perceber uma motocicleta se aproximando de você, desligue os faróis altos.
Uma boa regra é que você deve desligá-los quando qualquer veículo chegar a 200 metros do seu. Isso é particularmente importante com os motociclistas, pois eles precisam enxergar para manter o equilíbrio suficiente.
4# Use sempre o seu sinal de mudança de direção
Outra forma comum de ocorrência de acidentes com motocicletas é quando um veículo faz uma curva. Ao fazer uma conversão à esquerda, certifique-se de observar se há motocicletas indo na direção oposta e use o sinal de direção.
Se você vir uma motocicleta passando em alta velocidade, não tente vencê-la. Alguns segundos extras não vão atrasá-lo. Além disso, se precisar virar e houver uma motocicleta atrás de você, use o sinal de direção mais cedo do que o normal. Isso ajuda o motociclista a diminuir a velocidade, se necessário.
5# Fique na sua faixa designada
Como qualquer outro veículo, as motocicletas têm direito à sua própria faixa de tráfego. Na verdade, alguns estados permitem que duas motocicletas compartilhem uma faixa de tráfego. No entanto, carros e outros veículos não podem dividir a faixa com um motociclista.
Não é apenas ilegal, mas também leva a acidentes graves, especialmente em rodovias ou interestaduais. Quando uma motocicleta estiver ao seu lado, não entre na faixa deles, a menos que esteja atrás ou na frente deles, como faria com qualquer veículo.
6# Siga os sinais de trânsito nos cruzamentos
Os cruzamentos são particularmente perigosos para os motociclistas, especialmente os cruzamentos cegos. Muitos acidentes ocorrem quando alguém desobedece a um sinal e vira na frente de um motociclista que tem o direito de passagem.
Seja qual for o caso, aproxime-se de cada cruzamento com cuidado e siga todos os sinais de trânsito. Ultrapassar um sinal vermelho ou virar durante um sinal vermelho aumenta muito o risco de um acidente fatal com motociclistas.
7# Não dirija agressivamente
Ao dirigir um veículo maior, muitos motoristas podem tomar atitudes mais agressivas, como mudanças rápidas de faixa ou uso não autorizado. Isso é incrivelmente perigoso para os motociclistas, especialmente se eles precisarem fazer uma parada imediata.
Um motociclista pode usar ações inseguras se você o seguir de perto ou cortá-lo. Então, lembre-se de compartilhar a estrada e ser cortês.