Um acidente automotivo pode causar choque, raiva e outras emoções que dificultam o pensamento racional. Isso pode levar a erros que posteriormente impedem a atribuição de culpa à parte apropriada ou a obtenção de uma compensação justa.
Abaixo estão alguns erros a serem evitados após um acidente:
1# Saindo do Local do Acidente
Dirigir para longe de uma cena de acidente antes da chegada da polícia e do pessoal de emergência retrata culpa, mesmo que você não seja o culpado. As pessoas no local podem alegar que você saiu para encobrir algo como dirigir alcoolizado.
Você pode até enfrentar acusações criminais se o acidente causar ferimentos. Não deixe a cena do acidente antes de preencher um relatório de acidente.
2. Admitir Falha
Parece educado dizer “desculpe” ou outras palavras reconfortantes após um acidente, mas você não deve se apressar em pronunciá-las. Outras pessoas no local podem entender que as palavras significam que você está admitindo a falha. Admitir a culpa torna mais difícil para você receber uma compensação justa por danos e perdas.
Aceitar a culpa pode impedir uma investigação que poderia revelar outros fatores que contribuíram para o acidente. Por exemplo, você pode se sentir culpado por bater em outro carro, mas uma investigação completa pode mostrar que o outro motorista é parcialmente culpado por usar o celular enquanto dirige.
Forneça à polícia um relato honesto dos acontecimentos antes do acidente, mas não admita a culpa. Deixe-os investigar e fazer um julgamento factual. Uma investigação também evita que você receba toda a culpa das seguradoras.
3# Falha na coleta de evidências no local
As evidências no local do acidente são críticas para o caso subsequente. Use a câmera do seu smartphone para capturar detalhes da cena, incluindo o seguinte:
Lesões sustentadas;
Danos aos veículos;
A área ao redor da cena do acidente;
Outros detalhes relevantes.
Os avaliadores de seguros e os investigadores tirarão fotos dos danos ao veículo, mas suas imagens da cena são essenciais. Não se esqueça de solicitar os nomes e informações de contato das testemunhas oculares. Suas evidências podem ser necessárias para o futuro se houver um impasse sobre a causa.
4# Atraso ou recusa em procurar atendimento médico
O atendimento médico no menor tempo possível após um acidente automobilístico é vital. Você pode ter lesões que podem piorar se não receber tratamento rápido. Não se arrisque mesmo quando se sentir bem porque os acidentes causam lesões internas que requerem tratamento rápido.
Um médico documenta seus ferimentos. O relatório ajuda você a buscar uma indenização, especialmente se os efeitos reduzirem seu potencial de trabalho.
5# Deixar de contratar um advogado de acidentes de carro
As seguradoras podem convencê-lo a aceitar um acordo rápido que geralmente é menor do que o valor necessário para recompor sua vida. Os advogados de acidentes de carro fazem o possível para obter uma compensação justa. Eles ajudam a registrar um pedido de indenização.
Um advogado tem experiência em estimar perdas, lidar com detalhes técnicos e negociar compensações. É mais provável que você obtenha uma quantia justa por suas perdas por meio de um advogado do que ao prosseguir com o assunto sozinho.
Passos errados podem negar a você justiça e compensação após um acidente. Evite os erros acima após um acidente de carro.