Para uma roda girar e suportar peso, você precisa de um rolamento. O mesmo vale para outras coisas. Há muitas partes móveis em um carro, mas os rolamentos estão entre as peças mais importantes do quebra-cabeça que também fazem parte da manutenção do seu carro.
Na verdade, há mais do que apenas quatro rolamentos em um carro. Não apenas suas rodas têm rolamentos, mas também sua caixa de câmbio, motor, roletes, suspensão e até mesmo seu interior.
O que os rolamentos fazem?
Se houver uma peça giratória em seu carro, é provável que haja um rolamento que permita que essa peça gire livremente. No entanto, nem todos os componentes rotativos do seu carro usam um rolamento, mas um bom número de peças-chave são suportados por rolamentos, como é o caso da suspensão e do sistema de direção.
Os rolamentos estão localizados nas articulações principais para manter as coisas se movendo livremente, como é o caso da sua suspensão, pois ela se move para cima e para baixo no curso de compressão e recuperação.
Também para outras coisas, como sua embreagem e sua transmissão, eixos e outras peças que giram, use rolamentos para garantir que haja desgaste mínimo nesses pontos de alta tensão.
Como saber se um rolamento está ruim?
Assim como seu óleo, seus rolamentos precisam ser substituídos após um bom número de quilômetros, mas, ao contrário do seu óleo, você não precisará substituir seus rolamentos constantemente, pois eles podem durar bastante tempo antes de precisarem ser substituídos.
Normalmente, um fabricante recomendará um intervalo para a troca de um rolamento, mas alterá-lo provavelmente também dependerá de sua condição, caso precise ser substituído mais cedo. Como tal, você pode consultar seu proprietário ou manual de serviço para o intervalo para que possa planejar com antecedência.
Se você não gosta de seguir as recomendações do fabricante ou se não tem certeza sobre a condição de suas peças, existem algumas maneiras de saber se um rolamento está ruim. Normalmente para rolamentos, você sentirá vibrações excessivas dependendo do sistema em que seu rolamento está.
Para rolamentos de roda, você sentirá muitas vibrações ao rolar pela estrada, seja acelerando, freando ou apenas descendo a estrada. Eles de roda estão entre os rolamentos mais comuns a falhar, pois são os mais suscetíveis a danos, pois suportam o peso do carro.
Por estarem sempre sob carga, mesmo quando o carro está parado, são dos primeiros a sair. Se o seu carro sempre passa por estradas esburacadas, espere trocar os rolamentos das rodas mais cedo. Uma maneira de verificar seus rolamentos em casa é levantar o carro de um lado e sacudir a roda de um lado para o outro. Se um rolamento estiver ruim, a roda se moverá, se não, então viverá para lutar outro dia.
Agora, se seus outros rolamentos estiverem ruins, como os da transmissão ou os da embreagem, é provável que você sinta uma quantidade excessiva de vibração ao mudar de marcha ou acelerar.
O mesmo vale para sua coluna de direção. Qualquer interação com a roda pode parecer áspera. Você saberia se os rolamentos da suspensão estão ruins se sentir que seu carro não está seguindo diretamente após um solavanco, embora isso também possa ser atribuído ao alinhamento da direção.
Faça a verificação
Se você identificou ou tem uma suspeita de que seus rolamentos estão ruins, é hora de levá-lo a um mecânico de confiança para resolvê-lo. Peça ao mecânico para verificar e substituir seus rolamentos.
Será melhor ir cedo se você precisar de uma substituição, porque os rolamentos são muito difíceis de obter. Mesmo a substituição do rolamento da roda pode levar algumas horas para funcionar e ficar correta.