Acessório proibido: 5 carros que não podem receber engate de reboque

5-carros-que-nao-podem-receber-engate-de-reboque
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Acessório proibido: 5 carros que não podem receber engate de reboque

Os brasileiros adoram o engate de reboque, pois acreditam que o item proteja a traseira contra colisões, o que é uma inverdade, além de achá-lo muito prático.

Contudo, nem todo veículo pode ter um engate, porque muitos deles não possuem a capacidade de reboque. Nesses casos, a instalação desse item pode gerar até mesmo danos estruturais ao veículo, informação que sempre consta no manual do proprietário.

Fazer a implementação do engate em tal situação pode até mesmo fazer com que você perca a garantia do veículo e tome multas de trânsito.

Segundo a legislação de trânsito, somente carros que tenham capacidade máxima de tração declarada pelo fabricante ou pelo importador podem utilizar o reboque. Utilizá-lo em carros não homologados para isso é uma infração grave, segundo o XII do artigo 230 do Código Nacional de Trânsito (CTB). Você pode receber cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 195,23 se fizer isso. Além disso, o veículo pode ser retido até que seja regularizado.

Em vista de tudo isso, a seguir, daremos cinco exemplos de veículos que os fabricantes proíbem a instalação de engates.

1# Chevrolet Onix

Chevrolet-Onix

O Onix não admite, de modo algum, o reboque. Mesmo que a geração atual seja a primeira com melhorias estruturais, assim como melhorias estruturais e versões equipadas com turbocompressor, a sua fabricante, General Motors, diz que isso ainda não é o bastante.

2# Renault Kwid

Renault-Kwid

Bastante popular devido ao seu preço acessível, o compacto Renault Kwid não tem nada haver com reboque. Ele é um carro bem leve e não possui preparo estrutural para essa tarefa.

Basta olhar suas rodas com três parafusos ao invés de quatro.

3# Toyota Corolla (2015 – 2018)

Toyota-Corolla-2018

A incompatibilidade com o engate é algo marcante da geração anterior do Corolla. Mesmo que o carro possua uma boa capacidade de reboque, não há homologação para o produto, o qual pode comprometer o veículo.

4# Volkswagen up!

Volkswagen-up

O Up é um compacto com uma boa rigidez estrutural para um subcompacto, motivo pelo qual já saiu de linha, pois sai mais caro que seus concorrentes diretos. Do mesmo jeito que o Corolla, o Up é um projeto global, fato que o impede de sofrer grandes modificações, como a capacidade de reboque.

5# Honda Fit

Honda-Fit

Qualquer modelo da Honda, para a fabricante, está impossibilitado de receber reboque, pois ele impede que o veículo se mantenha nos padrões de fábrica. Portanto, o condutor corre sérios riscos ao instalar um reboque em qualquer modelo da marca.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.