Dirigir em estradas esburacadas durante um dia é tranquilo, mas passar pela mesma estrada todos os dias pode prejudicar seu carro. Muitas coisas podem ser afetadas ao dirigir em estradas ruins todos os dias, como componentes de suspensão, rodas e até mesmo seu chassi.
Como tal, aqui está um artigo informativo sobre o que pode dar errado e como minimizar os danos que podem ser causados por passar por trechos ruins da estrada.
O que pode dar errado?
Se você passar por uma lombada na estrada, seus pneus, rodas, suspensão e chassi sofrem a força. Passar por cima de uma colisão ruim não é tão ruim, passar por vários milhares pode lhe dar um mau momento.
Pneus
Se o solavanco for ruim o suficiente e se você não estiver com a pressão correta dos pneus, corre o risco de beliscar sua parede lateral e causar a formação de uma bolha. Seu pneu pode ser danificado dessa maneira devido a uma batida ruim ou a um buraco afiado que deforma e belisca o pneu.
Esse tipo de dano significa que a integridade estrutural do pneu está comprometida e você precisa substituí-lo. Se a colisão for forte o suficiente, você pode precisar pegar o pneu sobressalente na parte de trás e substituir o pneu furado.
Rodas
Se o solavanco for muito ruim ou se o seu carro estiver rodando com pneus de perfil muito baixo, você corre o risco de entortar ou rachar as rodas. Fora da fábrica, a maioria das rodas fornecidas pelo OEM é forte o suficiente para suportar o peso do carro e aguentar muito abuso.
O problema está nas rodas do mercado de reposição, especialmente as da variedade falsificada. Rodas abaixo do padrão são perigosas e elas podem acabar dobrando ou até rachando se você bater em um solavanco muito ruim em velocidade.
No entanto, mesmo o desgaste pode afetar as rodas com especificações OEM. Ao longo de muitos anos de abuso, fraturas finas podem aparecer, e rodar pneus com baixa pressão e/ou pneus de baixo perfil pode acelerar esse desgaste, além de passar por estradas ruins.
Suspensão
Sua suspensão é a próxima a ser afetada. O primeiro a ir geralmente são seus amortecedores, que precisarão de uma reconstrução se você sentir que o passeio está ficando muito ruim.
No lado antigo das coisas, suas molas de suspensão podem se desgastar e não voltar às suas posições originais, resultando em uma altura de condução mais baixa. Isso se deve à fadiga do metal e, novamente, passar por estradas ruins e solavancos pode acelerar o desgaste da sua suspensão.
Chassi
As estradas ruins podem causar a deterioração do chassi do seu carro. Assim como suas molas, o metal pode se cansar com o tempo.
Os chassis de carros modernos são bastante robustos e bastante rígidos em comparação com carros muito mais antigos. O resultado de um chassi cansado é o manuseio comprometido e uma sensação de instabilidade ao fazer curvas ou dirigir em linha reta.
Como minimizar os danos?
Então vamos ao conselho. Lembre-se de que quanto mais rápido você for, mais força seu carro terá que suportar.
Observe que passar por cima de uma lombada ou de uma estrada ruim colocará peso nos componentes do seu veículo e pode fazer com que as coisas quebrem ou estraguem mais rapidamente. A chave é minimizar a força que seus componentes precisam suportar.
Não desacelere
É um erro comum para iniciantes pisar no freio com força sempre que vêem um buraco estrada, mas isso pode causar mais problemas para você, especialmente se você pisar no freio enquanto passa por alguns solavancos muito ruins.
A chave é ser gentil com suas entradas, acelerador e freios incluídos. Frear com força colocará mais estresse e peso na frente, e o peso adicional pode estressar ainda mais sua suspensão dianteira ao passar por uma estrada ruim. Claro, diminua a velocidade se houver alguém na sua frente, mesmo que você tenha que fazê-lo em um trecho ruim da estrada.
A chave aqui é sentir. Não vá muito devagar ao ponto de atrapalhar o tráfego atrás de você, mas também não vá muito rápido quando sua suspensão estiver sobrecarregada e pulando. Vá em velocidade moderada.
Dê a volta na colisão
Desviar é perigoso, por isso é importante manter os olhos na estrada e garantir que você se posicione fora do caminho de um buraco. É melhor planejar sua rota a evitar em vez de servir no último minuto. Se você desviar, no entanto, certifique-se de verificar ao seu redor para ver se há alguém à sua esquerda ou à sua direita.
Se você não pode contornar o buraco, no entanto, não pise no freio. Em vez disso, deixe seu carro levá-lo sem aplicar os freios ou pisar no acelerador. Basta rolar sobre a colisão e levá-la. Você causará mais danos ao seu carro se pisar com força no freio e deslocar todo o peso para a frente. Ou isso ou você pode seguir uma rota diferente para o seu destino com estradas mais suaves.
Verifique seus pneus, rodas, suspensão, chassi
É importante lembrar que os fabricantes não constroem carros de papelão. Você pode confiar que seu carro não se desintegrará depois de apenas alguns solavancos na estrada.
Embora isso possa parecer verdade para automóveis novos, ande com cuidado ao redor de um carro antigo. Com muitos quilômetros no relógio, é importante que você faça um check-up geral. Normalmente, peças desgastadas e quebradas podem levar a falhas catastróficas.
Resumindo
Há duas coisas que você precisa tomar nota, primeiro certifique-se de que seu carro está em condições de circular. Falhas podem acontecer por causa de negligência e muito desgaste, portanto, certifique-se de que você está em dia com a manutenção (não apenas as trocas de óleo).
Uma vez que está fora do caminho, se você encontrar estradas ruins, vá sem problemas. Pode parecer contra-intuitivo, mas não faça nenhuma entrada repentina. Se puder, evite-o completamente, mas não se desvie agressivamente para fazê-lo.