Como funciona o processo do motor de combustão

Como-funciona-o-processo-do-motor-de-combustao
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Como funciona o processo do motor de combustão

O motor de combustão interna proporciona excelente dirigibilidade e durabilidade. Junto com gasolina ou diesel, eles também podem utilizar combustíveis renováveis ​​ou alternativos (por exemplo, gás natural, propano, biodiesel ou etanol).

Eles também podem ser combinados com motores elétricos híbridos para aumentar a economia de combustível ou sistemas elétricos híbridos plug-in para ampliar a gama de  veículos elétricos híbridos.

Como funciona um motor de combustão interna?

A combustão, também conhecida como queima, é o processo químico básico de liberação de energia de uma mistura de combustível e ar. Em um motor de combustão interna, a ignição e a combustão do combustível ocorrem dentro do próprio motor.

O motor então converte parcialmente a energia da combustão em trabalho. O motor consiste em um cilindro fixo e um pistão móvel. Os gases de combustão em expansão empurram o pistão, que por sua vez gira o virabrequim. Em última análise, por meio de um sistema de engrenagens no trem de força, esse movimento aciona as rodas do veículo.

Tipos de motores de combustão interna

Existem dois tipos de motores de combustão interna atualmente em produção: o motor a gasolina de ignição por centelha e o motor a diesel de ignição por compressão.

A maioria deles são motores de ciclo de quatro tempos, o que significa que quatro tempos de pistão são necessários para completar um ciclo. O ciclo inclui quatro processos distintos: admissão, compressão, combustão e curso de potência e exaustão.

Os motores a gasolina de ignição por faísca e os motores a diesel de ignição por compressão diferem na forma como fornecem e inflamam o combustível. Em um motor de ignição por centelha, o combustível é misturado com ar e então induzido no cilindro durante o processo de admissão.

Depois que o pistão comprime a mistura ar-combustível, a faísca a acende, causando a combustão. A expansão dos gases de combustão empurra o pistão durante o curso de força.

Em um motor a diesel, apenas o ar é introduzido no motor e depois comprimido. Os motores a diesel então pulverizam o combustível no ar comprimido quente a uma taxa adequada e medida, causando a ignição.

Projetos de bloco de motor

Motor em linha

Os motores em linha organizam os pistões em uma única linha. O bloco do motor em linha é um layout comum encontrado em várias aplicações automotivas e de esportes motorizados, incluindo motos de neve, motos de água e motocicletas.

Motor estilo V

Os motores em estilo V têm duas fileiras de cilindros deslocadas uma da outra para formar uma forma em V. O motor estilo v é um projeto de motor automotivo comum. O mercado de motocicletas de grande porte também costuma usar esse design.

Motor Oposto

Os cilindros ficam planos e são dispostos perpendicularmente a ambos os lados do virabrequim em motores opostos. Porsche* e Subaru* usam o design de bloco de motor oposto em aplicações automotivas, enquanto Kohler* e Briggs & Stratton* são bem conhecidos por usar motores opostos em aplicações de cortador de grama.

Motor Rotativo

Conhecido como o motor Wankel, os motores rotativos usam um rotor triangular em vez de pistões para produzir energia. Rotores triangulares giram dentro de uma câmara especializada; um ciclo consiste em funções de admissão, compressão, potência e exaustão.

Como a energia vem do rotor giratório em vez dos pistões alternativos, ele opera suavemente com muito pouca vibração. O motor rotativo é encontrado principalmente em aplicações automotivas, incluindo o Mazda* RX7 e RX8.

Como você pode ver, muito vai para um motor de combustão interna funcionando corretamente. Espero que isso ajude a responder à pergunta: como funciona um mecanismo?

POSTS RELACIONADOS

Guia Completo de Financiamento de Veículos

Carros Flex no Brasil: Vantagens e Desvantagens

Como Identificar Problemas no Sistema Elétrico do Carro

Veja também últimos posts.