Como saber se o motor de arranque está com problema?

Como-saber-se-o-motor-de-arranque-esta-com-problema
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Como saber se o motor de arranque está com problema?

Muitas vezes somos culpados de confiar demais em nossos carros e tomar como certo o fato de que eles nos levarão de A a B sem nenhum problema. No entanto, o que acontece quando você entra e pressiona o botão de partida (ou gira a chave) e nada acontece?

É sempre importante testar primeiro sua bateria, pois uma porcentagem significativa dos problemas do motor de arranque está relacionada à bateria, especialmente durante os meses de inverno.

Se não houver perda de energia, você pode descartar a culpa da bateria. Em vez disso, se o seu motor não está ligando e você está preso indo a lugar nenhum rápido, você precisa procurar sinais indicadores de um problema no motor de arranque.

As avarias no motor de arranque são mais comuns do que nunca, uma vez que os fabricantes optam por instalar a tecnologia de arranque/paragem com eficiência de combustível nos veículos mais novos.

Essa tecnologia aumenta a pressão sobre um motor de arranque durante a condução, aumentando a probabilidade de um problema e a necessidade de substituição do mesmo.

O que é um motor de arranque?

motor-de-arranque

Um motor de arranque é necessário para virar (manivela) um motor durante o processo de ignição, permitindo que ele sugue ar e acenda. É composto por duas partes principais:

Motor primário: Isso gira o virabrequim e liga o motor

Solenóide: Engata simultaneamente a engrenagem de acionamento e fecha os contatos elétricos do motor primário

Reunimos este guia prático para ajudá-lo a resolver um problema do motor de arranque. Como sempre, se você não tiver certeza sobre o que está fazendo, peça a ajuda de um profissional treinado.

Motor não vira

O sinal mais comum de um problema é quando você pressiona o botão de partida e nada acontece. Se o motor não virar, e sua bateria estiver funcionando bem, é possível que o motor primário ou o solenóide tenha queimado.

Problemas de partida intermitentes

Se levar alguns toques no botão de partida para colocar o motor em funcionamento, isso pode ser um sinal precoce de um motor de arranque com defeito.

A causa deste problema é provavelmente o relé de partida. Este relé envia toda a corrente elétrica para o motor de arranque ou nada. Se for o último, é um bom indicador de um problema.

Ruído de clique

Uma experiência comum para motoristas com um motor de arranque problemático é o som de clique ao tentar ligar o motor. Esse som geralmente pode ser atribuído a um relé de partida danificado.

Ruído de trituração

Se uma engrenagem de acionamento de partida estiver desgastada, significa que o contato adequado não está sendo feito com o volante.

Isso pode resultar em um ruído de trituração, semelhante ao que você ouve se uma tentativa de reiniciar um motor for feita quando ele já tiver iniciado. Ignorar este sinal pode resultar em danos ao volante do motor.

Roda Livre

Isso acontece quando é feita uma tentativa de ligar o motor, mas, em vez de iniciar, pode-se ouvir um ruído de ganido. Este ruído é resultado do acionamento incorreto do motor de arranque no volante.

Se isso estiver acontecendo, entre em contato com sua garagem local o mais rápido possível para investigar mais.

Motor de arranque permanece ligado

Ao trabalhar corretamente, a energia deve ser cortada para o motor de arranque assim que o botão de partida for liberado. Se ele permanecer ligado, isso provavelmente se deve a uma falha dos contatos principais dentro do solenóide de partida.

Procure aconselhamento se isso estiver ocorrendo para limitar danos graves a todo o sistema de partida e ao volante.

Fumaça ao dar partida no motor

Se um motor de arranque estiver recebendo muita energia, ele acabará superaquecendo e soltando fumaça. Haverá fumaça visível sob o motor se houver um problema de conexão também.

A causa disso é geralmente um curto-circuito ou um interruptor de ignição com defeito. Se você vir fumaça acompanhada de cheiro de queimado, são sinais de problemas potencialmente graves. Recomendamos entrar em contato com uma oficina mecânica para obter mais informações.

Motor de arranque cheio de óleo

Os motores de arranque geralmente estão localizados próximos à parte inferior do motor, tornando-os suscetíveis a ficarem encharcados se um motor estiver vazando.

Claramente, se ele estiver coberto de óleo, seu desempenho e vida útil são limitados. Identifique e conserte o vazamento e substitua-o para limitar a probabilidade de ocorrência de mau funcionamento grave.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.