A FCA (Fiat Chrysler Automobiles) faz um novo formato de tração nas quatro rodas do Jeep Renegade e inovou no seu sistema de tração 4×4 do seu SUV Compacto Renegade. Para fazer isso, a empresa buscou uma nova maneira de distribuir a tração nas quatro rodas.
Detalhes sobre o novo Novo Jeep Renegade
No mercado, tipicamente, há três tipos de tração 4×4 em veículos de estrada. O mais comum é o sistema de tração nas rodas traseiras, sendo esta composta por um sistema de alavanca ou comando elétrico por botão acoplado ao eixo dianteiro.
Ele também está presente em tal possibilidade de reduzir as marchas do câmbio. Tal sistema está presente em todas as picapes médicas, como a Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 entre outras. Diversos SUVs também usam tal sistema, como o Chevrolet Trailblazer, Pajero Dakar, Toyota SW4 entre outros.
Contudo, ainda há sistemas mais elaborados, os quais possuem tração permanente e integral, o qual permite o gerenciamento inteligente de tração entre os eixos.
Há os sistemas casos de hipótese reduzida e outras não. Tal sistema é usado na picape Volkswagen Amarok (sem reduzida), Land Rover Discovery 4 (com reduzida) e Subaru Forester Turbo XT (sem reduzida). Esse sistema nos carros não são iguais, sendo apenas sua topologia básica um 4×4 integral/permanente.
A tração 4×4 do Renegade
A tração prioritária desse modelo é dianteira, com um acoplamento sob demanda do eixo traseiro. Ela pode ser feita de maneira automática apenas apertando um botão. Entretanto, não há possibilidade de ser reduzida.
A inovação do jeep renegade está no fato dele ser um veículo do grupo FCA que utiliza a arquitetura “Small-Wide 4×4”, gerando um SUV compacto com tração 4×4.
Ele possui uma tecnologia avançada e inteligente que, caso necessário, envia 20 kgfm de torque para as rodas traseiras a fim de otimizar sua aderência.
O “Active Drive Low”, sistema 4×4 da Jeep, entrega uma performance parecida com os 4×4 tradicionais.