Uma carreira de reparação de automóveis pode ser divertida, desafiadora e recompensadora. Mas a segurança é fundamental. Se você possui sua própria oficina (ou espera um dia) ou trabalha em uma, certifique-se de tomar as devidas precauções de segurança.
Siga as leis de segurança para evitar lesões acidentais em funcionários, clientes, você e os carros que você atende. Você trabalhará diariamente com objetos pesados, materiais inflamáveis e produtos químicos perigosos. Você deve ter em mente as seguintes dicas de segurança que toda oficina deve usar:
Equipamento de segurança que você deve usar em uma oficina de automóveis
- Luvas para evitar queimaduras quando os motores e outras peças de automóvel ficam extremamente quentes;
- Óculos de segurança para evitar lesões oculares ao trabalhar com produtos químicos, soldagem ou esmerilhamento;
- Macacão de trabalho ou um uniforme de proteção para proteger todo o seu corpo de temperaturas extremas e produtos químicos perigosos;
- Botas de trabalho com biqueira de aço com sola antiderrapante para proteger os pés e reduzir o risco de escorregar ou cair;
- Proteção para os ouvidos ao usar equipamentos barulhentos: ferramentas elétricas comuns usadas em oficinas de automóveis, como lixadeiras de disco, chaves de impacto, aspiradores de oficina e furadeiras elétricas, podem criar ruído suficiente para causar danos à audição ao longo do tempo;
- Um suporte para as costas ao levantar peças pesadas: use técnicas de elevação adequadas e peça ajuda a um colega de trabalho ou use guinchos, se necessário.
Dicas de organização da oficina de automóveis para segurança
Organize sua oficina para que seus equipamentos e ferramentas estejam seguros e acessíveis. Armazene com segurança ferramentas e autopeças em armários para manter a oficina livre de desordem.
O trabalho de reparo de automóveis pode estar cheio de riscos de incêndio. Certifique-se de que sua oficina possui extintores de incêndio de fácil acesso e adequados para cada tipo de incêndio: gás, óleo, elétrico. Teste os alarmes de incêndio regularmente.
Mantenha sua área de trabalho limpa e organizada, para que as saídas de emergência estejam sempre desobstruídas e fáceis de evacuar em caso de incêndio.
Cuidados com o piso
Óleo derramado, fluido de transmissão ou outros líquidos podem colocá-lo em risco de quedas. Certifique-se de limpar os derramamentos imediatamente.
Os pisos devem ser varridos e limpos diariamente para evitar a inalação de resíduos de partículas de poeira ou resíduos químicos.
Cuidado com os químicos
Nunca coma ou beba no chão de fábrica para evitar a contaminação por produtos químicos perigosos.
Siga as leis federais adequadas para descartar resíduos químicos, especialmente inflamáveis, como gasolina ou óleo.
Além disso, ventile sua oficina adequadamente para reduzir o risco de inalar gases nocivos.
Nunca fume dentro ou perto da garagem. A oficina está cheia de fluidos inflamáveis e combustíveis que podem se inflamar facilmente se entrarem em contato com cinzas quentes ou pontas de cigarro.
Segurança veicular
Certifique-se de que o veículo esteja parado e que os freios estejam acionados antes de começar a trabalhar nele. Nunca trabalhe debaixo de um carro a menos que esteja devidamente apoiado e estável para evitar o risco de queda e causar ferimentos.
Remova as chaves do interruptor de ignição e corte a alimentação de todas as partes elétricas antes de trabalhar nelas para evitar eletrocussão. Além de um choque elétrico para você, picos elétricos podem danificar componentes eletrônicos e fiação. Mesmo quando o veículo está desligado, ainda existe a possibilidade de a corrente passar pela fiação elétrica.
Nunca coloque as mãos, ferramentas ou outros objetos perto do motor enquanto ele estiver funcionando. As peças móveis podem causar ferimentos a você ou danos ao veículo.
É responsabilidade do dono da oficina manter os funcionários atualizados com orientações específicas e seguras no trabalho. Se você é um funcionário, é seu trabalho ficar seguro e manter os outros seguros também.