Gasolina: como é produzida e seus tipos

Gasolina-como-e-produzida-e-seus-tipos
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Gasolina: como é produzida e seus tipos

A gasolina é um combustível feito de petróleo bruto e outros líquidos de petróleo. Ela é usada principalmente como combustível de motor em veículos.

As refinarias de petróleo e as instalações de mistura produzem gasolina para motores para venda em postos de abastecimento de gasolina a retalho.

O que está na gasolina?

A gasolina é composta principalmente de heptano e isooctano . Quando você fala sobre um nível de octano de gás, o nível de octano é a proporção de heptano para isooctano. Por exemplo, com uma classificação de 87 octanas, a gasolina tem 87% de isooctano e 13% de heptano.

Diferentes octanagens são mais adequadas para diferentes tipos de veículos e possuem características específicas que podem torná-los mais desejáveis ​​para determinados motoristas. Para saber qual o tipo de gasolina adequado para o seu veículo, é importante conhecer as diferentes opções de gasolina.

Ao considerar o nível de octanagem, você deve saber que esse número se refere a uma média; portanto, a quantidade exata pode ser um pouco maior ou menor.

Refinarias de petróleo

Gasolina-como-e-produzida-e-seus-tipos-refinaria

A maior parte da gasolina que as refinarias de petróleo produzem é na verdade gasolina inacabada (ou misturas). As misturas de gasolina requerem mistura com outros líquidos para fazer gasolina de motor acabada, que atende aos requisitos básicos para combustível adequado para uso em motores de ignição por centelha.

As refinarias de petróleo produzem gasolina acabada para motores. No entanto, a maior parte vendida é realmente produzida em terminais de mistura, onde misturas de gasolina, gasolina acabada e etanol combustível são misturados para produzir gasolina acabada de motor em diferentes graus e formulações para uso do consumidor.

Algumas empresas também têm detergentes e outros aditivos misturados à gasolina antes da entrega aos pontos de venda.

Os terminais de mistura são mais numerosos e amplamente dispersos do que as refinarias de petróleo, e possuem equipamentos para abastecer caminhões-tanque que transportam gasolina de motor acabada para os pontos de venda.

A maior parte da gasolina acabada contém cerca de 10% de etanol combustível em volume. O etanol é adicionado nela principalmente para atender aos requisitos ideais, que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A gasolina varia de acordo com o grau

Três tipos principais de gasolina são vendidos em postos de abastecimento de gasolina de varejo:

Regular

Nível médio

Prêmio

Algumas empresas têm nomes diferentes para esses tipos de gasolina, como sem chumbo, super ou super premium, mas todas indicam a octanagem , que reflete as propriedades antidetonantes da gasolina. Índices de octanagem mais altos resultam em preços mais altos.

Antes de 1996, o chumbo era adicionado à gasolina como lubrificante para reduzir o desgaste das válvulas do motor. A gasolina com chumbo foi completamente eliminada do sistema de combustível dos EUA em 1996. Os fabricantes recomendam o tipo de gasolina para uso em cada modelo de veículo.

A gasolina também varia de acordo com a formulação

Além dos diferentes graus de gasolina para motores, a formulação dela pode diferir dependendo do local onde é vendida ou da estação do ano.

Os programas federais e estaduais de controle da poluição do ar que visam reduzir o monóxido de carbono, a poluição atmosférica e as toxinas do ar exigem gasolina oxigenada, reformulada e de baixa volatilidade.

Algumas áreas do país são obrigadas a usar gasolina especialmente formulada para reduzir certas emissões, e a formulação pode mudar durante os meses de inverno e verão.

Esses requisitos específicos da área significam que a gasolina não é um produto homogêneo em todo o país.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.