Os nossos sistemas de ar condicionado para automóveis desempenham um papel fundamental no que diz respeito ao conforto em viagens longas e curtas.
Assim, quando o ar condicionado do carro não está funcionando corretamente; todos, do motorista aos passageiros e até o cachorro de estimação e seus tacos de golfe, começarão a sentir o calor.
Desde ajudá-lo a manter-se fresco e fresco nas estradas ao sol quente do verão, até ao desembaciamento do seu para-brisas no inverno; quando se trata de conforto e conveniência, confiamos no sistema de ar condicionado do nosso carro mais do que muitos de nós imaginamos.
Existem alguns problemas comuns que podem afetar a eficácia do seu ar condicionado automático, mas a boa notícia é que muitos desses problemas têm soluções simples.
A manutenção regular pode ajudar seu ar condicionado automático a permanecer fresco e frio durante todo o ano e muitos problemas podem ser facilmente resolvidos, se o ar condicionado está soprando ar quente ou simplesmente não liga.
Por isso, você deve estar em dia em serviços como recarga e limpeza antibacteriana e isso ajudará a garantir que o ar condicionado fique funcionando perfeitamente, independentemente do clima.
Problemas mais comuns com o ar condicionado do carro
Meu ar condicionado cheira mal
Você percebe um cheiro nada fresco quando liga o ar condicionado? Um bom sinal de que o ar condicionado do seu carro não está funcionando é quando eles emitem um cheiro bastante desagradável, causado por uma variedade de problemas.
Cheiro úmido
O cheiro característico de mofo saindo de suas saídas de ar geralmente é causado por um acúmulo de bactérias e mofo.
Isso pode acontecer com carros mais antigos que têm bactérias crescendo atrás do painel há anos e em carros que raramente ligam o ar condicionado, pois não aproveitam os efeitos de secagem que ele proporciona ao excesso de água nas bobinas.
Odores pungentes
Um cheiro geralmente ruim pode ser emitido quando os filtros de ar ficam entupidos com sujeira, poeira e água estagnada e esse odor pode ser repulsivo o suficiente para fazer os motoristas desligarem o ar condicionado automático, em vez de sofrer com o cheiro.
Químico / Cheiro Doce
Quando um cheiro quimicamente doce é emitido quando você liga o ar condicionado, é provável que haja um vazamento em algum lugar do sistema, provavelmente na mangueira, tubo ou núcleo do aquecedor, radiador ou unidade de alojamento do líquido de arrefecimento .
Cheiro de gás
Um vazamento de gás pode ser detectado em sua unidade de ar condicionado automático quando um cheiro de gás é emitido quando você liga o sistema.
A lufada de gás geralmente aparece quando o sistema é ligado pela primeira vez e o ar fresco é sugado pelas aberturas, empurrando para fora o gás que se acumulou dentro da unidade.
Todos esses cheiros podem indicar que o ar condicionado do seu carro não está funcionando e que há um problema dentro do seu aparelho de ar condicionado, desde filtros de ar sujos que precisam ser trocados até vazamentos que precisam ser reparados e aberturas que precisam ser limpas.
Meu ar condicionado está soprando ar quente/não frio
Passamos os meses de inverno ansiosos pela promessa do sol quente da primavera e enquanto a mudança no clima é sempre bem-vinda; para aqueles com ar condicionado defeituoso; dirigir pode rapidamente tornar-se quente e frustrante.
Estar muito quente em um carro é desagradável para todos, de motoristas a passageiros, e uma das piores experiências é quando você entra em seu carro abafado, apenas para ser recebido com nada além de ar quente saindo do aparelho de ar condicionado.
Então, por que o sistema de ar condicionado do seu carro está soprando ar quente?
Os principais culpados quando se trata de identificar esse problema específico são:
Ventiladores danificados
Um condensador bloqueado ou quebrado
Uma obstrução interna
Uma falha elétrica
Baixos níveis de refrigerante
Meu ar condicionado não desliga
Outro problema comum com os sistemas de ar condicionado do carro é quando o sistema não desliga e em casos extremos. A unidade continuará a funcionar mesmo quando o motor for desligado, o que acabará por descarregar a bateria.
Esse problema pode ocorrer por vários motivos, incluindo:
Cabo de fita defeituoso ou solto Controles quebrados/botão preso na posição “ligado”
Chave seletora quebrada Resistor
do ventilador em curto Relé do motor do ventilador em curto Controlador do A/C
em curto Circuito de controle do ventilador em curto
Meu ar condicionado não liga
Embora não ser capaz de desligar o ar condicionado seja um problema, não ser capaz de ligá-lo em primeiro lugar é sem dúvida pior, se você confia nele para ajudá-lo a desembaçar o pára-brisa no inverno ou para mantê-lo fresco atrás da roda no verão.
Quando o ar condicionado de um carro não está funcionando, dirigir pode ser uma experiência desagradável.
Então, o que você deve fazer se o ar condicionado não ligar? Obtenha ajuda de um técnico confiável, pois mesmo algo aparentemente tão pequeno quanto um leve aumento de temperatura durante o funcionamento pode indicar um problema muito maior. Em dias extremamente quentes, um sistema de ar condicionado pode superaquecer e isso pode causar a queima do ventilador.
Você suspeita que o aparelho de ar condicionado do seu carro pode ter um problema? Mantenha-se fresco nas estradas no verão e desembace o pára-brisas no inverno buscando um serviço de manutenção de qualidade de ar condicionado.