Um motor de combustão possui diversos componentes, sendo o virabrequim esse dispositivo central uma das (se não a) mais importantes de um automóvel.
Portanto é um dos elementos do motor, mais essenciais e se não estiver em perfeito funcionamento, o carro não irá rodar normalmente.
Dessa forma, é preciso manter o virabrequim, entre outras peças, em perfeito estado e sempre prezar pela conservação dele.
Mas você sabe exatamente o que é o virabrequim e como ele funciona?
Pois esse artigo veio para ajudar você a entender mais sobre esse componente essencial para o bom desempenho e a segurança de um veículo, e também dos seus passageiros.
Acompanhe até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse assunto!
Entenda tudo sobre o virabrequim: uma peça essencial
O que é o virabrequim?
O virabrequim, que também pode ser conhecido por outros nomes, como girabrequim, cambota, eixo de manivelas e árvores de manivelas, pode ser encontrado dentro do motor do seu veículo, ou seja, na parte interna.
A principal função do virabrequim é a recepção e a transmissão das forças que são geradas através do movimento dos pistões.
Essa peça fundamental do motor precisa ter uma constituição feita de aço, pois só assim ela é capaz de funcionar em contato com as altas temperaturas de algumas partes de um veículo sem ser danificada.
Por meio do movimento de giro e de transmissão de forças, o virabrequim faz funcionar a bomba da direção hidráulica e do ar condicionado do carro, além das polias da correia dentada e de acessórios.
Como funciona o virabrequim?
Para que um carro possa “pegar” ou começar a funcionar, é preciso que o sistema de ignição seja ativado.
Esse sistema, ao ser ativado, envia uma faísca para a câmara de combustão do motor, fazendo com que ele gire e comece o seu funcionamento.
O trabalho ou a função do virabrequim está exatamente relacionada a esse sistema de ignição que faz o carro “dar a partida”.
Entenda exatamente como funciona o carro ao você dar a partida com a chave:
- Primeiramente, há a geração da faísca por meio da elevação da tensão da bateria conjuntamente com as velas de ignição do veículo
- Essa faísca, então, irá fazer com que haja a queima dentro do cilindro do motor, que é causada por uma combinação do ar com o combustível
- Após essa queima, há a entrada (válvula de admissão) e a saída (válvula de escape) de gases dentro desse cilindro, que mantém o funcionamento do carro, e essas válvulas são controladas pelo cabeçote do motor
Quando as válvulas, presentes no cabeçote, são acionadas, os pistões do motor também o são, abrindo o fechando.
É esse movimento que gera a energia necessária para ser recebida pelo virabrequim, que a converte em movimento circular.
Esse movimento de energia transmitida pelo virabrequim é que faz com que o veículo comece a movimentar-se e ande.
Problemas no virabrequim
Apesar de o virabrequim apresentar um bom tempo de vida útil, é possível que ele sofra com desgastes de uso diário e também pelo descuido do dono do veículo.
Quando essa peça não passa por uma manutenção preventiva que seja feita da forma adequada, isso pode gerar diversos problemas nela, como rachaduras e deformações do virabrequim.
Além dos danos diretamente ao virabrequim, ainda podem haver problemas paralelos correlacionados, como danificações nos pistões.
Dessa forma, caso o seu carro apresente algum dos sinais a seguir, é bom leva-lo a uma mecânica:
- O óleo lubrificante é consumido em alta quantidade
- O motor está superaquecendo frequentemente
- O consumo de combustível está muito alto, sem nenhuma outra razão aparente
- Há a presença excessiva de barulhos metálicos no veículo
Importância de realizar a troca do virabrequim
Constatando que há um defeito no virabrequim, a melhor coisa a se fazer é realizar a troca ou a retificação (se possível) dessa peça.
Isso irá fazer com seu carro não apresente problemas ao ser dirigido, como ter baixa performance, desgastar outros elementos do motor e do carro, além de jogar para as alturas o consumo de combustível.
Conclusão
Como você viu, o virabrequim é uma das peças essenciais do motor de um carro, sendo fundamental para o seu funcionamento.
Sem a recepção e a transmissão de energia feita pelo virabrequim, seria impossível que o seu veículo andasse.
Quando essa peça apresenta problemas, a dirigibilidade e a qualidade do seu carro caem muito, podendo haver excesso de consumo de combustível e danificação de outros elementos do motor, que trazem muitos prejuízos.
Dessa forma, ao perceber alguns dos sinais de que o virabrequim está com problemas, a melhor coisa é trocar essa peça (quando a retífica for impossível).
Gostou do artigo de hoje sobre a função do virabrequim no carro?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.