Carros movidos a energia solar não são apenas um sonho de acordo com a start-up alemã Sono Motors, porque este é o novo Sion da empresa e pode chegar aos clientes já no próximo ano.
Sono trabalha no Sion desde 2017 e desde então totalizou mais de 19.000 reservas compostas por depósitos com uma média de 2.225 Euros (£ 1.871). Sono diz que o Sion deve custar cerca de 25.126 Euros (£ 21.135), tornando-o um rival para os EVs mais baratos, como o Fiat 500e e o MG 5 EV.
Embora a Sono esteja sediada em Munique, o Sion será construído na Finlândia e pretende produzir 257.000 veículos Sion até o final da década.
Ajudando a gerar energia para o Sion estão 456 ‘meias células’ solares que são incorporadas na maioria dos painéis da carroceria.
Os únicos painéis que não apresentam as células solares são os pára-choques dianteiro e traseiro. Sono diz que essas células aumentarão o alcance estimado de 190 milhas do Sion em uma média de 70 milhas por semana.
A bateria do Sion é uma unidade de 54kWh que é carregada pela energia solar captada pelas células ou por meio de um carregador que oferece velocidades de até 75kW. A bateria é capaz de desviar energia para alimentar dispositivos eletrônicos e até outros carros elétricos com potência de até 11kW.
O Sion é lançado como um MPV familiar e, em comparação com os conceitos anteriores, podemos ver novos faróis e luzes traseiras, superfície mais limpa na lateral, novos pára-choques e uma tampa de carregamento na frente.
É um design exterior angular misturado com um interior minimalista. Dentro há duas telas no painel e uma tela de neblina incomum embaixo. Em outros lugares, a cabine parece bastante convencional, apesar do trem de força atípico.
O carro foi apresentado no primeiro evento “Celebrate the Sun” em Munique ao lado de outra criação de Sono, um ‘Solar Bus Kit’ que é um kit de painel solar adaptado que pode ser adicionado a ônibus existentes para alimentar coisas como ar condicionado e eletricidade