O novo Civic Type R mantém o mesmo layout básico do antigo hot hatch da Honda, mas com mais potência
O novo Honda Civic Type R foi revelado e agora a Honda confirmou quanta potência seu novo hot hatch de tração dianteira realmente tem. A Honda manteve o mesmo motor, mas foi ajustado para 325 cv e 420 Nm de torque.
A empresa japonesa tem mantido sigilo sobre os números de potência, mas imagens vazadas de folhetos para o Civic Type R no mercado japonês sugerem um aumento de 9 cv e 20 Nm de torque em relação ao modelo FK8 da geração anterior. Essa potência extra vem de um novo turbocompressor com uma carcaça compacta e uma lâmina de turbina revisada, o que contribui para um melhor fluxo de ar e, portanto, mais potência.
Ação dianteira
O motor de quatro cilindros em linha turboalimentado de 2,0 litros é uma evolução da unidade encontrada no antigo modelo FK8, mas ainda não conhecemos os números de desempenho do novo carro. É quase certo que vai bater o tempo de 0-62 mph do FK8 de 5,7 segundos e velocidade máxima de 169 mph.
O lançamento do novo Civic Type R ‘FL5’ coincidiu perfeitamente com o 25º aniversário do Civic Type R e o 50º aniversário do Civic este ano.
O carro continua com seu layout de tração dianteira, apesar de muitos dos mais recentes hot hatches – como o Volkswagen Golf R e o Mercedes-AMG A 35 – utilizando tração nas quatro rodas para implantar potências superiores a 300 cv.
A potência será enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades revisada – com uma nova alavanca e um padrão de portão “otimizado” – e provavelmente um diferencial mecânico de deslizamento limitado. A suspensão é composta por uma nova unidade de suporte de eixo duplo que foi projetada para acomodar os pneus de seção mais larga de 265 mm.
Ação traseira
O novo Honda Civic Type R já provou seu ritmo, estabelecendo o recorde da volta de tração dianteira em Suzuka, contornando o famoso layout da figura 8 em 2 minutos e 23,120 segundos. Isso é quase nove décimos de segundo mais rápido que o recordista anterior, o Civic Type R Limited Edition extra especial. Assim como o FK8, a Honda diz que o novo carro tentará um recorde de volta em Nurburgring para carros de produção com tração dianteira.
Saímos para um passeio de passageiros no novo Civic Type R e, apesar de ter apenas algumas voltas de aquecimento no relativamente modesto circuito Tazio Nuvolari na Itália, do banco do passageiro parecia tão bom quanto o carro antigo se não melhor.
O mais recente Type R é baseado no novo Civic de 11ª geração da Honda, que apresenta um design exterior muito mais limpo do que o carro de 10ª geração que substitui. Isso torna um Civic Type R de aparência muito menos desafiador, embora ainda haja muitos detalhes adequadamente estranhos, o principal deles é a asa traseira considerável apoiada em suportes de alumínio fundido.
Mais abaixo, há um novo difusor no meio do qual se projeta – mais uma vez – um sistema de exaustão de saída tripla. Desta vez, porém, o tubo do meio é maior que os outros, em oposição ao menor no FK8. O difusor, por sua vez, é integrado ao piso do carro para um ótimo desempenho aerodinâmico.
Honda Civic Type R
Na outra extremidade há um divisor e entradas de ar ampliadas, enquanto no meio há um par de saias laterais e arcos de roda dianteiros ventilados. Falando nisso, as cavas das rodas estão todas empoladas, abrigando um conjunto de rodas de 19 polegadas, uma polegada menor que da última vez, calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S. Sob estes, você encontrará um sistema de freio Brembo reforçado com discos de duas peças para melhor sensação de pedal.
O novo Type R apresenta a mesma cabine minimalista do Civic padrão, aprimorada com vários elementos esportivos, incluindo bancos esportivos revestidos de camurça que sentam o motorista mais baixo do que no último Civic Type R, muitas costuras vermelhas, direção com aro de camurça volante e uma placa Type R no painel. As saídas de ar estão posicionadas ao longo de uma longa linha horizontal no interior.
O novo Honda Civic vai atrás do BMW Série
Atrás do volante, os motoristas poderão alterar as características do motor, direção, amortecedores adaptativos e som do motor através dos seguintes modos – Comfort, Sport, +R e Individual. Há também uma versão atualizada do sistema de registro de dados Honda LogR, que agora fornece informações como círculos de atrito dos pneus e pode até pontuar os pilotos em seu desempenho na pista.
O Civic Type R estará disponível em Championship White, Rallye Red, Racing Blue, Crystal Black e Sonic Grey Pearls quando chegar à Europa no início de 2023. Um preço não foi revelado, mas esperamos que o valor seja próximo de £ 40.000.