Conheça, neste artigo, a fábrica de carros elétricos que será feita em solo nacional, em Minas Gerais. Os primeiros veículos serão produzidos em 2024.
A Bravo Motor Company é uma empresa que vai ser feita no Brasil, no estado de Minas Gerais. Ela será uma fábrica de carros elétricos que possui o objetivo de mudar o modo de transportar pessoas, objetos e até mesmo dados.
A empresa pretende ser mais do que uma fábrica, possuindo a missão de trazer soluções de serviços compartilhados e mobilidade sustentável.
Hoje em dia, no Brasil, todo carro elétrico vendido em solo nacional é importado. As grandes montadoras instaladas aqui, como a Renault, não produzem carros elétricos em território nacional.
A marca francesa possui uma fábrica na região sul do Brasil. Entretanto, o Renault Kwid E-TECH é importado da China, mesmo local que o iCar da Caoa Chery é produzido.
Em último caso, a marca quer eletrificar sua frota de elétricos e produzir os modelos localmente, em Jacareí, interior de São Paulo.
Já a Volkswagen, acabou de iniciar o processo para desenvolver baterias próprias através da marca PowerCo que possuirá fábrica na Alemanha.
Contudo, outros nomes menos conhecidos por enquanto irão fazer parte de um futuro eletrificado no país, como a Bravo Motor Company, a BMC.
Ela é uma empresa argentina, com sede na Califórnia (EUA), que vai desenvolver em Minas Gerais uma fábrica de veículos elétricos em parceria com a Rockewell Automation, outra gigante no setor.
Sendo mais do que uma fábrica de veículos com zero emissão de carbono, as empresas pretendem desenvolver um completo de mobilidade elétrica, com o conceito de mobilidade envolvendo serviço de compartilhamento de carros elétricos e demais tecnologias.
A primeira mega fábrica da América Latina será situada em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além dos carros elétricos, serão desenvolvidos conjuntos de baterias no local.
O investimento inicial do projeto é calculado em US$ 4 bilhões. Os primeiros veículos deverão ser produzidos a partir de 2024.
A expectativa inicial é de uma produção de 22.790 mil carros elétricos ao ano. Durante, serão produzidas 43,7 mil kits de bateria durante o mesmo período.
Em 2029, a fábrica deve gerar cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Operando na Califórnia desde 2012, a Bravo Motor Company trabalhou e participou como colaboradora e investidora no desenvolvimento de baterias. Tal atividade proporcionou à empresa a capacidade de acessar a tecnologia de fabricação de baterias, bem como os materiais das baterias.
Brasil como parte da cadeia de mobilidade elétrica global
Muñoz ressalta que a parceria foi fruto da interação do ecossistema, pois foi entendido por ambas as empresas que esforços conjuntos poderiam gerar uma oportunidade única não só para o Brasil, mas também para o mundo.
De acordo com o executivo, 8% dos empregos brasileiros estão direta ou indiretamente ligados à cadeia produtiva automotiva, colocando o Brasil como um forte player global. A aposta para o futuro de todo o ecossistema é a eletrificação, assim, a necessidade de baterias que atendam a essa demanda tornou-se ainda mais estratégica.