O carro não liga por causa da bateria ou alternador?

CARRO-NAO-LIGA
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O carro não liga por causa da bateria ou alternador?

Todos nós tivemos aqueles dias em que você entra no carro, insere sua chave na ignição, vira, e… nada. Seu carro decidiu se aliviar dos deveres normais e tirar o dia de folga.

Embora um simples salto possa ajudar a chicoteá-lo em forma, muitas vezes é difícil determinar a causa do problema, com muitas pessoas se voltando para dois componentes: a bateria e o alternador.

A bateria e o alternador do seu veículo são partes iguais do sistema de carregamento, você não pode ter uma sem a outra. Não deixe seu tamanho enganá-lo, já que uma bateria automotiva dá muito trabalho para mantê-lo se movendo do ponto A para o ponto B. Ela não só produz a explosão de eletricidade necessária para ligar seu veículo, como também estabiliza a corrente elétrica, permitindo que seu veículo continue funcionando sem problemas. Felizmente, a bateria tem todo o suporte necessário, pois o alternador o mantém carregando enquanto o carro está funcionando.

Embora essas partes estejam tão intimamente relacionadas, você deve ser capaz de identificar qual delas é a fonte do problema conhecendo os indicadores-chave para cada um.

Abaixo estão as maneiras que você pode responder a perguntas antigas — É a bateria ou o alternador? — antes de pisar em uma oficina.

É a bateria?

bateria-carro

Existem alguns sinais de alerta que podem ajudá-lo a ficar na frente de um problema relacionado à bateria. A mais óbvia é a luz do motor de verificação, mas outros indicadores incluem manivela lenta do motor, um som de “tique-taque” ao tentar ligar o motor, ou mesmo vazamento ou inchaço ao redor da caixa da bateria.

Também pode ser que sua bateria seja muito velha para funcionar como antes. Como regra geral, você deve verificar sua bateria após três anos de uso, em seguida, uma vez para cada ano seguinte.

Embora possa durar até cinco ou seis anos, vários fatores podem ter um efeito na longevidade da sua bateria, como o tempo, a frequência de partidas frias e até mesmo a quantidade de viagens curtas (abaixo de 20 minutos).

Você deve ser capaz de dizer se sua bateria não está funcionando simplesmente testando as conexões de certos componentes automáticos ou elétricos. Se os limpadores de para-brisas, luzes de freio e janelas automáticas não estão funcionando, então a bateria provavelmente está morta. Se eles estão trabalhando, no entanto, o problema provavelmente está no alternador.

É o Alternador?

alternador-carro

Um salto rápido deve lançar alguma luz sobre a forma do seu alternador e bateria. Uma vez que o alternador carrega a bateria, você deve ser capaz de dizer se o alternador é o problema simplesmente por quanto tempo a bateria segura uma carga.

Se o seu veículo ligar imediatamente após o salto, mas o motor cortar logo depois, o alternador pode não estar fazendo sua devida diligência no carregamento da bateria. Um alternador falhando também pode causar um som rosnando, faróis piscando ou luzes de traço escurecidas. Por último, se você pegar um cheiro de borracha queimada, o alternador pode estar superaquecendo.

É importante lembrar que um motor de veículo envolve muitas peças móveis, e pode ser afetado por inúmeros fatores externos.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.