Um vazamento lento no seu pneu pode ser difícil de notar no início, especialmente se não houver danos óbvios na borracha do pneu ou prego surgindo através do buraco que você acabou de fazer. Embora isso possa eventualmente levar a um pneu furado, ele faz isso gradualmente, em oposição a uma explosão muito óbvia.
Esse tipo de problema pode ocorrer mesmo com um pneu ou veículo novo, mas também é um reparo muito comum que às vezes pode ser feito em casa. No entanto, os reparos em casa nem sempre são possíveis, especialmente no caso de danos na borda.
Causas comuns para vazamentos lentos de pneus
Um vazamento lento de pneus é mais do que um incômodo. Um vazamento pode levar à baixa pressão dos pneus. Sem mencionar que dirigir prolongado em um pneu com pressão de ar insuficiente pode levar a maior dano nos pneus ou até mesmo a uma explosão perigosa.
Como corrigir vazamento lento no pneu do carro
Se você está experimentando um vazamento lento, aqui estão algumas coisas para procurar:
Um pneu furado: É um equívoco comum que um pneu furado leve a um pneu furado instantâneo. Em muitos casos, no entanto, o objeto que causou o pneu furado fica preso no pneu e impede que o ar escape rapidamente. Como em todos os vazamentos de pneus, é importante não ignorar um pneu furado. Em algum momento o objeto se desgasta e/ou sai do pneu.
Dano na roda: Outra causa comum de vazamentos lentos de pneus é danos na área onde a conta do pneu encontra a borda. Esse tipo de dano geralmente é causado pelo motorista bater no meio-fio, tendo uma colisão em alta velocidade ou aqueles temidos buracos! O impacto deforma a superfície metálica da roda, o que pode fazer com que o pneu se desprende da superfície de montagem da roda.
Danos na haste da válvula: A terceira causa mais comum de vazamentos lentos de pneus é usada ou hastes de válvula danificadas. Tempo, uso e contato com elementos podem fazer com que as hastes da válvula se desgastem e causem vazamentos.
Relacionado: Como consertar um pneu furado?
Identificação de vazamento
Um sistema integrado de monitoramento da pressão dos pneus, ou TPMS, pode alertá-lo de menor pressão em um dos pneus do seu carro, pois o vazamento fará com que o PSI caia. Se o seu carro não tiver esse sistema, você pode notar uma mudança na qualidade do passeio enquanto dirige.
Uma inspeção visual ao parar pode indicar que o pneu está perdendo ar (ou gás para pneus cheios de nitrogênio) e está começando a furar. No entanto, antes que um reparo possa ser feito, a fonte do vazamento lento deve ser encontrada.
Se uma inspeção minuciosa de um pneu com vazamento, que provavelmente exigirá a remoção do veículo, não encontrar um prego ou orifício, o vazamento lento pode ser causado por um orifício na banda de rodagem ou parede lateral. Mas o pneu não deve ser o problema.
A haste da válvula de ar pode estar vazando e precisa ser substituída, ou a conta de pneu (onde ela encontra a roda) pode não ser devidamente selada à borda (um problema comum em áreas onde o sal da estrada é usado que pode atacar a superfície metálica da borda).
Sabão e água, ou apenas água, podem ajudar a identificar a fonte de um vazamento lento antes de um reparo. Misture o sabão líquido com a água em uma garrafa de spray e pulverize todas as partes da banda de rodagem de pneus, paredes laterais, haste da válvula e abertura (com a tampa removida) e ao longo da borda de ambos os lados com a água com sabão até encontrar um ponto onde as bolhas começam a se formar.
Então o ar escapa. Isso é mais fácil com a roda longe do carro, mas você pode ser capaz de encontrar o vazamento sem remover o volante, especialmente na frente onde girar o volante expõe um pouco a parede lateral interna.
Outra maneira de encontrar um vazamento é retirar o pneu e a roda do veículo e mergulhá-los em uma banheira de água. Bolhas se formam no vazamento. Se a banheira não for grande o suficiente para submergir o pneu inteiro, ande seções uma de cada vez.
Orifícios e pequenos orifícios na banda de rodagem que causam um vazamento podem ser entupidos ou reparados. Grandes perfurações não podem fazer isso, e pequenos danos nas paredes laterais ou ombros (onde a banda de rodagem e a parede lateral se encontram) geralmente requer substituição por um pneu novo. As hastes e as pastilhas da válvula (a pequena válvula na mangueira) com vazamentos também podem ser substituídas.
Se o vazamento lento for devido a não estar totalmente a roda sentada no pneu, às vezes remover o pneu e aplicar um selador de contas pode parar o vazamento.
Então, como consertar o vazamento lento no pneu do carro?
É importante que você tenha seu pneu diagnosticado por uma loja de pneus profissionalmente treinada ou serviço de reparo de pneus móveis o mais rápido possível. No caso de um pneu furado, você pode querer usar um kit de reparo de pneus para manter o pneu devidamente inflado até que você possa tê-lo reparado.
O vazamento deve então ser reparado permanentemente com um reparo adequado de pneus que consiste em um eixo de borracha endurecido e uma unidade de reparo.
Se o vazamento for causado por uma válvula danificada, um técnico de pneus treinado geralmente pode substituir a válvula a um custo mínimo. No entanto, em alguns casos, o pneu pode precisar ser substituído.
Se o vazamento for de uma roda danificada, um técnico de pneus pode ser capaz de consertar o pneu com um selador de contas. No entanto, se a roda estiver severamente danificada, você pode precisar substituir a roda por você mesmo.