Para muitos de nós que fazemos uma viagem diária para o trabalho, o tráfego está no topo da lista de coisas que gostaríamos de evitar. Pode ser inevitável, imprevisível, e muitas vezes estressante. Mas enquanto seu cérebro pode estar em nós enquanto está sentado no tráfego de para-choques, seu veículo está levando uma surra ainda maior.
Períodos de tráfego de alto volume tendem a ser acompanhados por um padrão de acelerações rápidas e paradas repentinas, que podem esgotar a vida útil do seu motor. Abaixo estão três maneiras pelas quais o tráfego impacta seu veículo.
Paradas súbitas e o sistema de freio
Quando os motoristas se sentam no trânsito, a maior parte do seu tempo é gasto com um pé pressionado firmemente contra o freio, com um aumento repentino e queda de pressão para se adaptar aos padrões de tráfego. O desgaste adicional nos freios pode fazer com que eles envelheçam prematuramente.
Para combater isso, faça questão de reduzir sua velocidade gradualmente e manter um espaço maior entre você e o veículo à sua frente. Isso aliviará o estresse nos freios e diminuirá a probabilidade de uma parada repentina.
Além disso, se o tráfego de stop-and-go for uma parte regular do seu trajeto diário, certifique-se de ter seus freios verificados e atendidos regularmente, e ter seu fluído de freio verificado cada vez que você conseguir uma troca de óleo.
Paradas ociosas
Quando seu veículo estiver parado, o sistema de ventilação do veículo estará mais fraco e vulnerável. A fraca ventilação do motor pode levar ao acúmulo de carbono e criar depósitos restritivos do motor.
Este lento acúmulo de depósitos pode levar meses sem qualquer indicação, resultando em danos dispendiosos aos seus injetores de combustível e limitando a passagem de combustível para a câmara de combustão.
Não importa a marca e o modelo, um veículo que passa mais tempo no trânsito deve receber uma troca de óleo com mais frequência do que uma que não evite tal entupimento. Além disso, o limpador de injetor de combustível será o melhor remédio preventivo para depósitos de válvulas.
Partidas e paradas duras e a transmissão
O fluido de transmissão fornece funções cruciais para o seu veículo, incluindo resfriamento, lubrificação e pressão de fluidos. A constante ida e volta entre pisar no freio e pisar no acelerador faz com que sua transmissão trabalhe mais do que o normal.
Isso significa que o tempo que seu fluido de transmissão precisa de tempo para se aquecer é, literalmente, acelerado. Isso pode fazer com que o fluido de transmissão superaqueça, o que, por sua vez, pode prejudicar as funções acima mencionadas.
A melhor maneira de prevenir isso é verificando o fluido de transmissão regularmente e tendo o fluido alterado de acordo com o cronograma, se não um pouco antes. Assim como nas mudanças de óleo, as trocas de fluidos de transmissão devem ser mais frequentes para os motoristas que regularmente experimentam o tráfego de para e vai.