Os 4 fluidos mais importante do seu veículo

fluidos-motor1
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os 4 fluidos mais importante do seu veículo

A maioria de nós sai para uma troca de óleo negligenciando completamente os outros fluidos essenciais que nossos veículos precisam para ficar em funcionamento. Um veículo é, literalmente, uma máquina composta de peças móveis, que dependem da manutenção de fluidos para se manter funcional.

Abaixo estão quatro fluidos-chave e o papel que eles desempenham em manter seu veículo funcionando sem problemas.

Óleo

fluidos-motor2

Quando pensamos em fluidos essenciais do carro, o óleo é tipicamente a primeira coisa que vem à mente. Isso é por uma boa razão, como o petróleo é basicamente a força vital de qualquer veículo. A bomba de óleo do motor trabalha para mover o óleo através do motor, lubrificando peças essenciais e reduzindo o desgaste.

Para verificar o nível do óleo, abra o capô, remova a vareta de óleo e limpe-a, insira-a de volta no compartimento de óleo e, em seguida, puxe-a de volta para fora. O nível do óleo será indicado na vareta, com um medidor que normalmente lista um F (completo) e L (baixo) para referência.

Seu nível de óleo nunca deve atingir um ponto baixo o suficiente que o indicador de óleo aparece no painel, pois pode indicar que você está perto de estourar seu motor. Certifique-se de verificar o nível do óleo com frequência e consulte o manual do seu proprietário para a frequência recomendada de alterações de óleo.

Fluido de arrefecimento

fluidos-motor3

Este fluido é especialmente importante no verão. fluido de arrefecimento é uma mistura de água e anticongelante que reside no radiador de um veículo e trabalha para regular e liberar o calor do motor. Também é tão importante durante os meses mais frios quanto evita que o motor congele.

Embora este líquido não precise ser verificado e substituído com tanta frequência quanto o óleo do motor, é importante verificar pelo menos a cada seis meses, coincidindo com as chegadas do verão e inverno.

Seu nível de fluido de arrefecimento pode ser verificado no reservatório de transbordamento, que geralmente aparece como um recipiente branco sob o capô. Se o nível de fluido estiver na linha mínima, é hora de adicionar mais. Se não for reabastecido, você pode correr o risco de seu carro superaquecer.

Direção elétrica

Se você já experimentou fluido de direção de baixa potência, você sabe como é difícil puxar o volante em qualquer direção sem ele. Isso porque o sistema de direção elétrica usa pressão hidráulica para criar uma facilidade de movimento entre o volante e os pneus.

Embora não haja um ícone de painel definido para indicar fluido de direção de baixa potência, o primeiro sinal é o som choramingando quando você gira o volante e o segura nessa posição. Como regra geral, o fluido de direção elétrica deve ser verificado com tanta frequência quanto você verifica o seu óleo.

Fluido de transmissão

Se o óleo é a força vital do motor, também é fluido de transmissão para a transmissão. O fluido de transmissão mantém a transmissão lubrificada e ajuda a bloquear o acúmulo, o que garante que as engrenagens do seu veículo continuem se movendo sem problemas.

Se o óleo de transmissão ficar muito baixo, o veículo pode sofrer atrasos entre os câmbios. Geralmente, você deve verificar o fluido de transmissão a cada 50.000-100.000 km, mas certifique-se de verificar o manual do seu proprietário para a frequência recomendada.

Se você está tendo algum dos problemas de desempenho acima, mas não tem certeza de como e onde verificar seus fluidos, leve seu veículo para uma oficina mecânica.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.