Cinco dicas para gerenciar o estoque de peças

estoque-oficina1
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Cinco dicas para gerenciar o estoque de peças

Gerenciar um estoque com eficiência e qualidade não é nada fácil. Por isso, aprender com as cinco dicas para gerenciar estoque de peças a seguir!

1# Escolha um método para rotular componentes críticos

estoque-oficina3

Embora possa parecer óbvio, ainda vale a pena afirmar: o primeiro passo para gerenciar seu estoque de peças de reposição é rotular claramente cada componente para que não haja dúvidas sobre o que é o quê. Isso é especialmente importante para componentes críticos, ou seja, peças sobressalentes reservadas para máquinas críticas para operações comerciais. Existem dois métodos populares para categorização e rotulagem de inventário: análise ABC e análise XYZ.

De acordo com a  Association of International Certified Professional Accountants (AICPA) , a análise ABC “é uma abordagem para classificar o estoque com base no valor de consumo dos itens”, em que o valor de consumo é “o valor total do item consumido em um período de tempo especificado. ” Como você pode facilmente inferir, as peças A têm o maior valor de consumo, as peças B têm um valor de consumo intermediário e as peças C têm o menor valor de consumo.

A análise ABC segue o  princípio de Pareto, ou a regra 80/20, em que 80% das consequências vêm de 20% das causas. Como resultado, as peças A representam a maior porcentagem de peças usadas, mas a menor porcentagem de estoque de estoque, enquanto as peças C representam a menor porcentagem de peças usadas, mas a maior porcentagem de estoque de estoque.

Novamente, de acordo com o  AICPA , a análise XYZ é usada “para classificar os itens de estoque de acordo com a variabilidade de sua demanda”. As peças X oferecem muito pouca variação e podem ser previstas de forma confiável, as peças Y oferecem alguma variação, mas sua variabilidade ainda é relativamente previsível e as peças Z oferecem o maior grau de variação e são difíceis de prever.

Assim como a análise ABC, a análise XYZ também segue o princípio de Pareto, onde as peças X representam a maior porcentagem do valor do estoque, mas a menor porcentagem do estoque do estoque, enquanto as peças Z representam a minoria do valor do estoque, mas a maior porcentagem do estoque do estoque. .

2# Mantenha sua lista de materiais atualizada

estoque-oficina2

Sua lista de materiais é a fórmula vencedora para fabricar um produto final que está anos-luz à frente da concorrência. Como resultado, é vital que você mantenha sua list atualizada para evitar imprecisões de estoque e falta de peças sobressalentes e planejar melhor a manutenção preventiva ou a manutenção.

Reserve um tempo para revisar sua lista regularmente ou semi-regularmente para adicionar ou remover peças conforme necessário.

3# Desenvolva um Processo Padrão de Ordem de Serviço

Às vezes, os fabricantes armazenam peças em excesso em uma seção pouco usada de seu depósito sem se preocupar em rotulá-las no sistema de controle de estoque da empresa. Outras vezes, os funcionários se esquecem de registrar uma ordem de serviço formal antes de remover um item do estoque para reparar ou reparar o equipamento.

Esses descuidos podem levar a imprecisões em seus registros de estoque de peças sobressalentes, o que pode causar problemas mais adiante. Portanto, é importante implementar, e aplicar, um processo de ordem de serviço padrão para maior precisão.

Há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu processo de ordem de serviço mais eficiente:

  • Responsabilizar os funcionários por seguir os procedimentos padrão;
  • Definir consequências para a falha em arquivar uma ordem de serviço formal;
  • Introduzir sistemas automatizados para reduzir a papelada manual;
  • Simplifique seu processo sempre que possível;
  • Invista em treinamento de qualidade para funcionários;
  • O que nos leva ao próximo item da nossa lista.

4# Foco no controle de estoque durante o treinamento de funcionários

Você não pode razoavelmente esperar que seus funcionários sigam todos os processos e procedimentos relacionados ao gerenciamento de estoque de peças de reposição ao pé da letra se eles não foram treinados adequadamente para isso.

É por isso que é importante investir em treinamento completo e avaliativo de gerenciamento de estoque para qualquer funcionário, em qualquer nível de negócios, que interaja com peças de reposição.

De cursos on-line a seminários, há vários programas de treinamento para escolher; é de seu interesse selecionar um que abranja processos e procedimentos padrão, bem como qualquer tecnologia que sua empresa possa usar para otimizar o gerenciamento de estoque de peças sobressalentes.

5# Faça contagens de ciclos regularmente

Uma das melhores maneiras de garantir a precisão do estoque em seu armazém é realizar contagens cíclicas (auditorias de agrupamentos de produtos específicos) ao longo do ano.

As contagens cíclicas são mais convenientes do que as contagens de estoque total porque não interferem nas operações comerciais normais, o que significa que podem ser realizadas com mais frequência.

Para garantir uma contagem cíclica bem-sucedida, defina os seguintes parâmetros:

Qual grupo de estoque de peças de reposição você precisa para contagem cíclica (A, B ou C)?

Quem será responsável pela contagem cíclica?

Quantas pessoas serão responsáveis ​​pela contagem de ciclos?

Com que frequência você precisa realizar contagens cíclicas para o grupo de inventário em questão?

Extra: Invista em um sistema de qualidade

Um sistema de gerenciamento de manutenção computadorizado (CMMS) pode facilitar a implementação de algumas das melhores práticas de gerenciamento de estoque de peças de reposição listadas acima, bem como analisar peças de reposição, otimizar pontos de reposição e muito mais. O verdadeiro desafio, no entanto, é encontrar um CMMS que possa fazer tudo isso.

Com a Previsão de Peças, você pode:

Melhorar o tempo de giro do estoque de peças de reposição;

Reduzir imprecisões e faltas de estoque;

Eliminar atrasos de serviço devido a itens fora de estoque;

Reduzir os custos de estoque;

Aumentar a satisfação do serviço e as taxas de correção na primeira vez.

POSTS RELACIONADOS

A Importância das Mulheres no Mundo Automotivo: Impulsionando a Diversidade e a Inovação

5 Estratégias para Reter Bons Funcionários na Sua Oficina

Administrando sua Automecânica: Saindo de Férias com Tranquilidade

Veja também últimos posts.