Trabalhar em um ambiente individualista em que as pessoas não se ajudam e não se respeitam é algo horrível. Portanto, você tem que criar um espaço saudável para sua oficina.
Você pode ter certeza de uma coisa: funcionários satisfeitos rendem mais. Em vista disso, é valioso ter um ambiente de trabalho em que haja respeito e trabalho em equipe, no qual todos atuem como um conjunto e não individualmente.
Nesse sentido, adotar uma boa gestão de pessoas é essencial, especialmente para manter os bons profissionais junto com você na sua oficina.
1. Treinamentos e especializações
Preparar seus colaboradores para o trabalho que será exigido deles é essencial para que sua oficina sempre se destaque no mercado.
Então, para fazer isso, você deve investir em treinamentos e cursos, pois o setor automotivo está em constante evolução. Como você pode notar com sua própria experiência, está havendo uma expansão de carros elétricos e híbridos, e, se você não se atualizar e estudar esses novos modelos, perderá uma enorme clientela no futuro.
Entretanto, não adianta fazer qualquer treinamento só por fazer. Você deve estudar os veículos que estão chegando a sua oficina, a sua demanda, e fazer um planejamento dos conhecimentos técnicos que são necessários.
Você deve priorizar, então, cursos que falem sobre os sistemas do veículo que se enquadram no escopo da oficina ou sobre os veículos mais vendidos na sua região.
2. Valorize os colaboradores
Claro que todo mundo busca um plano de carreira, em que possa ganhar mais e se especializar na sua profissão. Por isso, valorize os bons profissionais que já estão na sua
equipe como for possível: um aumento salarial, um bônus no final do ano, uma gratificação em cesta básica, enfim, como couber no seu orçamento.
Mas nunca deixe que eles se sintam desmotivados. Isso impacta na produtividade deles e na da sua oficina. Além disso, impactará diretamente no atendimento aos clientes, que podem se sentir desrespeitados.
3. Conheça a sua equipe
Além de conhecer a formação técnica dos colaboradores, você também deve conhecer muito o perfil pessoal de cada um. Desse modo, você conseguirá delegar as funções certas para as pessoas certas.
Caso um mecânico faça serviços sempre no prazo de forma perfeita, contudo, não tenha um bom relacionamento, você deverá escolher uma pessoa mais sociável para explicar o serviço ao cliente.
Fazer um colaborador efetuar tarefas que não condizem com seu perfil e habilidades não será não nem para você, nem para o cliente, nem para o colaborador, causando um grande desconforto. Saiba colocar as pessoas nas posições adequadas e a produtividade da sua oficina vai aumentar muito.
4. Promova um bom relacionamento entre a equipe
Mover ações na empresa para reforçar os laços entre as equipes, os relacionamentos, é algo ignorado por muitos, entretanto, possui uma importância muito grande.
Sempre que puder, faça ações como comemoração de aniversariantes ou confraternizações em datas especiais. Construa um relacionamento saudável na sua equipe, um sentimento de nós, a fim de que eles não se sintam unidos somente pela folha de pagamento, mas por serem um time.
Existir esse trabalho em equipe faz toda diferença!
5. Estimule todos a trabalhar com você
Determinar metas da oficina para todo o ano e enquadrar seus colaboradores nela é outro fato importante. Estimulá-los para que alcancem metas, oferecendo bônus e participação nos lucros, por exemplo, e cursos, a fim de que se aprimorem, fará com que sua oficina evolua.
Isso porque, se todo mundo estiver focado em sua meta, é fundamental compensá-los por isso. Desse modo, entender seus pontos fortes e fracos e reforçar sua atuação os ajuda a trabalhar junto com você, e não para você.
6. Saiba ouvir e aceitar ideias
Mesmo que você tenha um ótimo método de trabalho e estratégia, se você não ouvir um colega quando este dá alguma opinião para você, poderá deixar de lado algo que poderia tornar os processos mais fáceis ou mais rápidos. Isso porque nós não sabemos de tudo.
Avaliar sugestões e julgar se são boas ou não pode tornar seu método ainda mais produtivo e criativo. Da mesma forma que você quer que um colaborador ouça quando você falar, ouça também a opinião deles.